BENEDICTVS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI
MOTU PROPRIO
''FRATERNITAS CONCEPTIONIS''
DO SUMO PONTÍFICE
BENEDICTVS
PELO QUAL SE INSTITUI A
VENERÁVEL IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DOS NAVEGANTES COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E RELIGIOSO DA SANTA IGREJA DE ROMA
A Igreja como Mãe e Mestra da verdade deve estar sempre atenta ao seu rebanho e ao pleno desenvolvimento do Ministério Leigo em seu território eclesiástico. Não obstante, voltamos nosso olhar à Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Conceição que desde o pontificado de nosso venerável antecessor, o Papa Leão, vem demonstrando um profundo e intenso trabalho de cooperação e evangelização em todo o nosso orbe católico. Assim, munidos de nossa autoridade apostólica, visando assegurar os direitos e salvaguardar o depósito da fé contido nesta mesma associação de leigos, ordenamos o que se segue:
- À partir desta presente data, seja a Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Navegantes instituída como Patrimônio Histórico, Cultural e Religioso pertencente à Igreja Católica Apostólica Romana no Habblive Hotel. Por meio desta determinação, se fixa a Venerável Irmandade na cidade de São Salvador da Bahia, de modo IRREVOGÁVEL.
- À partir desta presente data, asseguramos à Venerável Irmandade o direito de celebrar conforme a tradição e os costumes locais de seu povo como comumente vem sendo feito desde o pontificado do Papa Leão, de modo IRREVOGÁVEL.
Através deste Motu Proprio, finda-se toda e qualquer ação que possa vir a acontecer à Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Conceição que tem seus direitos e deveres assegurados por Nós que estamos assentados na Cátedra de Pedro. Ainda aqui, ratificamos a importância do Clero e dos Fiéis em manter a unidade e perfeita harmonia com os membros desta Venerável Irmandade, de modo que possamos fazer jús às palavras do Mestre: Um só rebanho e um só Pastor!
Sem mais, rogo a intercessão de Nossa Senhora da Conceição dos Navegantes, para que interceda por nós e pela Igreja, afim de que seja um instrumento de servidão ao povo de Deus que padece de bons pastores.
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 29 dias do mês de Setembro do Ano Santo da Misericórdia de 2021, primeiro do meu Pontificado.
+ Benedictvs Pp.
Pontifex Maximvs