BENTO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
Ao dileto filho Dom Samuel Corrêa,
e aos membros da Arquidiocese de São Paulo,
saúde, paz e bênçãos no Senhor.
Após os escândalos e problemas referentes ao então Arcebispo de São Paulo, Carlos Montanna, que ao romper a comunhão com esta Sé, incorreu em excomunhão Latae Santitae, sendo assim, fora da comunhão com a Santa Igreja, já não pode mais pastorear essa cincunscrição eclesiástica.
Tendo isso em vista, faz-se necessária a nomeação de um administrador para a referida arquidiocese durante o período da ausência justificada do digníssimo Arcebispo. Isso fazemos para que não se prolongue demasiadamente o ardente desejo que temos de ver erigida e ativa a Igreja no Brasil.
Assim, depois de devidamente consultá-lo, no exercício do meu Ministério Pontifício, NOMEIO e DECRETO como Administrador Apostólico da Arquidiocese de São Paulo o Excelentíssimo Sr. Dom Samuel Corrêa, até então Bispo Auxiliar da referida Arquidiocese, efetuando o cargo de administrador por tempo indeterminado.
Concedo ao Administrador Apostólico a faculdade de prover nomeações e transferências, de promover eventos vocacionais e pastorais a nível arquidiocesano, afim de motivar o clero e o laicato local. Do mesmo modo, terá completo direito de suspender qualquer clérigo daqueles incardinados à Arquidiocese, bem como o de intervir onde achar necessário.
Por fim, recomendamos toda a situação a intercessão da Virgem Maria e São Paulo Apóstolo, padroeira desta Igreja Particular, que zelará para que sua Igreja permaneça unida, como Corpo de Cristo que não se separa e que transfigura a glória do seu Esposo Ressuscitado.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos 19 dias do mês de Setembro do Ano Santo da Misericórdia de 2021, primeiro de nosso Pontificado.
+ Bento Pp.
Sumo Pontífice