Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Motu Proprio ''Ritus Romanus'' | Pelo qual se restringe a Celebração na Forma Extraordinária do Rito Romano

MOTU PROPRIO
''RITUS ROMANUS''
DO SUMO PONTÍFICE
BENEDICTVS

PELO QUAL SE RESTRINGE A
CELEBRAÇÃO NA FORMA EXTRAORDINÁRIA DO RITO ROMANO 
À AUTORIZAÇÃO FORMAL DO SUMO PONTÍFICE

    A catolização dos povos trata-se de um antigo método de ensino da fé e da religião utilizado pela Igreja desde os seus primórdios até os dias atuais. Não obstante, o rito da celebração da Missa passou por grandes transformações desde o Concílio Vaticano II quando a Igreja nos despertou através dos Sucessores dos Apóstolos, os Bispos, para uma nova realidade pastoral: a de uma Igreja mais próxima de seu povo, em todos os aspectos da vida em comunidade eclesial, nisto, incluiu-se a celebração da Santa Missa, aproximando-a da realidade de cada fiel, para que esteja intrinsecamente ligado à celebração do Santo Sacrifício da Missa. Aqui recordamos a importância de granjearmos a piedade e a devoção que devemos ter na participação da Santa Missa, pois ela é a recordação do sacrifício que o Senhor ofereceu por nós.

De modo particular, voltamos nosso olhar à celebração da Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano em nossa realidade virtual. Desde os primórdios da Igreja foi costume entre os Ministros Ordenados a piedosa celebração deste rito, como forma de tradição e preservação dos costumes da Igreja no qual os fiéis que participam aproximam-se ainda mais destes bons aspectos da Igreja. Contudo, nos dias atuais, com as urgentes necessidades e realidades pastorais, os clérigos são chamados a estarem ainda mais próximo do povo, vivendo com eles a sua própria realidade, a sua vivência particular de fé e sobretudo acompanhando-os espiritualmente. É consenso em toda Igreja que a Forma Extraordinária do Rito Romano já não mais faz brotar aqueles frutos de evangelização que outrora brotavam nos primórdios de nossa Igreja. Infelizmente nos tempos atuais o povo de Deus padece diante uma catequização básica fragilizada e falha e nem mesmo compreende pontos básicos da Igreja: como o próprio Catecismo ou o papel da Igreja na sociedade e no mundo. Dessarte, Nós enquanto Igreja devemos reconhecer que o Rito Romano na realidade virtual, embora digno e muito necessário à nossa fé, além de belo e solene já não atrai como antes a participação ativa dos fiéis.

Diante de todas essas justificativas pastorais e visando preservar o piedoso costume da Igreja e de seus Ministros Ordenados, diante da Autoridade Apostólica que possuo enquanto Sucessor de São Pedro ORDENO que à partir da presente publicação deste Motu Proprio a celebração da Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano seja submetida à autorização pontifícia. Assim sendo, à partir desta data de publicação, todo clérigo ordenado e em comunhão com esta Sé Apostólica que desejar celebrar a Santa Missa no Rito Antigo, deverá solicitar a autorização pontifícia com prévia antecedência.

Por fim, rogamos à maternal proteção da Virgem Maria, a servidora, aquela que acolheu piedosamente as orientações do Deus Altíssimo no íntimo de seu coração. De igual modo, também nós estamos submetidos espiritualmente à autoridade da Igreja, que é mais sábia do que nós.

Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 26 dias do mês de Agosto do Ano Santo da Misericórdia de 2021, primeiro do meu Pontificado.

+ Benedictvs Pp.
Pontifex Maximvs