Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Livreto Celebrativo | Celebração Penitencial

 

LIVRETO CELEBRATIVO
LIVRARIA EDITORA VATICANA
CÓPIA PARCIAL OU IMPARCIAL PROIBIDA POR PLÁGIO
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ®
CIDADE ESTADO DO VATICANO


CELEBRAÇÃO PENITENCIAL
PRESIDIDA PELO 
SANTO PADRE JÚLIO

 Igreja da Sagrada Família, Roma 

 

RITOS INICIAIS  

O Papa adentra a Capela com toda equipe de celebração, enquanto isso todos cantam.

CANTO INICIAL

MISERICORDIOSO É DEUS,
SEMPRE, SEMPRE O CANTAREI 

Chegando ao presbitério o Santo Padre se dirige a cátedra.

Pres: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 
Ass: Amém! 

Pres: A graça, a misericórdia e a paz de Deus Pai, e de Jesus Cristo nosso Salvador, estejam convosco! 
Ass: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.


ATO PENITENCIAL

Pres: Irmãs e irmãos amados, sejam bem vindos! Nós estamos vivendo o Ano da Misericórdia,  que nos convoca à conversão e à vida nova. Com muita confiança na misericórdia de Deus, nos reunimos hoje para buscar o seu perdão. Procuremos aproveitar este tempo de graça que Deus nos oferece, buscando mais uma vez uma mudança de vida. Através da celebração da reconciliação, iremos perceber o grande amor de Deus para conosco. Deus não é alguém que se alegra em nos castigar, por causa de nossas faltas, mas ele é amoroso, misericordioso e compassivo, que se alegra com nosso retorno, com a nossa mudança de vida. Como comunidade que crê e espera na bondade do Senhor, cantemos:

Todos rezam em silêncio por alguns instantes.

CANTO PENITENCIAL

SILÊNCIO, Ó SILÊNCIO!
DEUS NOS FALA AO CORAÇÃO

Terminado o canto, se possível, todos se ajoelham.
De mãos unidas, o sacerdote diz:
Pres: Oremos...
E todos oram em silêncio, por algum tempo.
Colocai, Senhor, o vosso Espírito no meio de nós, para que, lavando-nos nas águas da penitência, nos transforme para vós em sacrifício vivo. Vivendo pelo mesmo Espírito, possamos vos louvar por toda a parte e proclamar a vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.



PRIMEIRA LEITURA

O leitor dirige-se ao ambão para a primeira leitura, que todos ouvem sentados.

Leitor: Leitura do Livro de São João.

E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Leitor: Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus.


SALMO RESPONSORIAL

Salmista: O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação, que poderei temer? 
Ass:  O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação, que poderei temer? 

Salmista: Deus, minha proteção! O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação. O que é que eu vou temer? Deus é minha proteção. Em Ele guarda minha vida: Eu não vou ter medo, não.
 
Salmista: Quando os maus vêm avançando, procurando me acuar, desejando ver meu fim, só querendo me matar inimigos opressores é que vão se liquidar. Se um exército se armar contra mim, não temerei. Meu coração está firme, sempre firme ficarei. Se estourar uma batalha, mesmo assim, confiarei!
 
Salmista: Sei que eu hei de ver, um dia, a bondade do Senhor: lá, na terra dos viventes, viverei no seu amor. Espera em Deus cria coragem! Espera em Deus que é teu Senhor! 


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

PALAVRA DE SALVAÇÃO SOMENTE O CÉU TEM PRA DAR
POR ISSO MEU CORAÇÃO SE ABRE PARA ESCUTAR


POR MAIS DIFÍCIL QUE SEJA SEGUIR
TUA PALAVRA QUEREMOS OUVIR
POR MAIS DIFÍCIL DE SE PRATICAR
TUA PALAVRA QUEREMOS GUARDAR

COM SIMÃO PEDRO DIREMOS TAMBÉM
QUE NÃO É FÁCIL DIZER SEMPRE AMÉM
MAS NÃO HÁ OUTRO NA TERRA E NO CÉU
MAIS COMPANHEIRO, MAIS SANTO E FIEL

O diácono ou o sacerdote dirige-se ao ambão, acompanhado, se for oportuno, pelos ministros com o incenso e as velas, e diz:

Diác ou Sac: 
O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

O diácono, ou o sacerdote, fazendo o sinal da cruz no livro e, depois, na fronte, na boca e no peito, diz:
Diác ou Sac: 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas.
Ass: Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus continuou: Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. A seguir, levantou-se e foi para seu pai. Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar. Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança. Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo. Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’. O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos. Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele!  Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado.  

Diác ou Sac: Palavra da Salvação.
Ass: Glória a vós, Senhor.


HOMILIA

Nos domingos e festas de preceito, faça-se a homilia, também recomendável nos outros dias. Uma reflexão que paute sobre a conversão e a vivência da quaresma, com as práticas de misericórdia.


Pres: Irmãos e irmãs, ajoelhemo-nos e invoquemos humildemente Jesus Cristo, que com sua morte venceu o pecado, para que perdoe as ofensas que cometemos contra Deus, e nos reconcilie com a Igreja que também ofendemos.

Todos se ajoelham.

Leitor 1 - Senhor que fostes enviado para evangelizar os pobres e salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós. 
Ass: Misericórdia Senhor, Misericórdia, Misericórdia.

Leitor 2 - Senhor, que tornastes para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção, tende piedade de nós. 
Ass: Misericórdia Senhor, Misericórdia, Misericórdia.

Leitor 3 - Senhor que purificaste todo ser humano e o santificaste, tende piedade de nós. 
Ass: Misericórdia Senhor, Misericórdia, Misericórdia.
 
Leitor 4 -– Senhor que por vossa morte nos reconciliastes com o Pai e nos salvastes, tende piedade de nós. 
Ass: Misericórdia Senhor, Misericórdia, Misericórdia.

Leitor 5 - Senhor, que dissestes que pecamos contra vós, quando pecamos contra os nossos irmãos, tende piedade de nós. 
Ass: Misericórdia Senhor, Misericórdia, Misericórdia.

Leitor 6 - Senhor, que vos imolastes por nossos pecados para libertar da maldade deste mundo, tende piedade de nós.
Ass: Misericordioso é Deus, sempre, sempre, o cantarei.

Leitor 7 - Senhor, que destruíste a morte e fizestes resplandecer a vida, tende piedade de nós. 
Ass: Misericordioso é Deus, sempre, sempre O cantarei. 

Leitor 8– Senhor, que pelo Espírito Santo vos oferecestes a Deus como vítima sem mancha, purificando a nossa consciência das obras mortas para o serviço do Deus vivo, tende piedade de nós. 
Ass: Misericordioso é Deus, sempre, sempre O cantarei. 
 
A comunidade ainda ajoelhada proclama a confiança na misericórdia: Salmo 51 (durante o salmo, pessoas aspergem a assembleia com água benta).


"DERRAMAREI SOBRE VÓS  UMA ÁGUA PURA, 
SEREIS PURIFICADOS DE TODAS AS FALTAS.
E VOS   DAREI   UM CORAÇÃO NOVO",   
DIZ O SENHOR.

TENDE PIEDADE, Ó MEU DEUS, 
SEGUNDO A VOSSA MISERICÓRDIA.
POR VOSSA BONDADE IMENSA, 
APAGAI MINHA INIQUIDADE.

LAVAI-ME TODO INTEIRO DE MINHA CULPA, 
E DE MEU PECADO PURIFICAI-ME.
SIM, RECONHEÇO A MINHA MALDADE, 
À MINHA FRENTE ESTÁ SEMPRE O MEU PECADO.

VÓS AMAIS OS CORAÇÕES QUE SÃO SINCEROS, 
NA INTIMIDADE ME ENSINAIS SABEDORIA.
ASPERGI-ME E SEREI PURO DO PECADO, 
E MAIS BRANCO DO QUE A NEVE FICAREI.

Após a aspersão todos se levantam.

Confissões: os fieis são encaminhados à confissão. Orientar para que sejam objetivos, claros e sinceros na acusação de seus pecados. (Se houver penitentes).

Não havendo penitentes ou já encerrando todas as confissões o celebrante convida.

Pres: Fiquemos em pé e com amor e confiança elevemos ao Pai a prece que Jesus nos ensinou: 
O sacerdote abre os braços e prossegue com o povo:

Ass: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade,  assim na terra como no céu;  o pão nosso de cada dia nos daí hoje,  perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.


ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS

Pres: Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, criastes o ser humano de modo admirável e mais admiravelmente o restaurastes. Não o abandonais em seu pecado, mas com o amor paterno o acompanhais. Enviastes ao mundo vosso Filho para que, destruindo com sua paixão o pecado e a morte, nos devolvestes com sua ressurreição a vida e a alegria. Derramastes em nosso coração o Espírito Santo, para que nos tornássemos filhos e herdeiros. Continuamente nos renovais com os sacramentos da salvação, para nos livrar da escravidão do pecado e nos transformar cada dia em imagem mais perfeita do vosso Filho amado. Nós vos damos graças pelas maravilhas da vossa misericórdia. Com toda a Igreja vos louvamos, cantando em vossa honra um cântico novo, com a voz, o coração e a vida. A vós a glória, agora e para sempre, por Jesus Cristo, no Espírito Santo. 
Ass: Amém.


BENÇÃO FINAL

Se for necessário, façam-se breves comunicações ao povo.

Segue-se o rito de despedida. O sacerdote abrindo os braços, saúda o povo:
Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

O diácono diz:
Diác: Inclinai-vos para receber a bênção.

Pres: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno á vida. 
Ass: Amém. 

Pres: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie no caminho de uma verdadeira conversão. 
Ass: Amém. 

Pres: O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória final. 
Ass: Amém. 

Pres: Abençoe-nos Deus Todo-Poderoso e Misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. 
Ass: Amém.

Pres: Em nome do Senhor, ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Ass: Graças a Deus.

Feita a devida reverência, retira-se com os ministros.


CANTO FINAL

DEUS É AMOR, ARRISQUEMOS VIVER POR AMOR
DEUS É AMOR, ELE AFASTA O MEDO.