MOTU PROPRIO
''SPIRITUS DOMINI''
DO SUMO PONTÍFICE
BENEDICTVS
PELO QUAL SE INSTITUI
O MINISTÉRIO DE LEITOR E ACÓLITO ÀS MULHERES
A Igreja peregrina em sua missão neste mundo sempre contou com a participação efetiva das mulheres nos mais diversos setores pastorais. As mulheres estão definitivamente inseridas na Igreja e desempenham um papel fundamental no apoio à evangelização cristão e católica tão necessária nos dias atuais.
A Igreja atual reconhece a figura da mulher e incentiva sua máxima participação no anúncio da Palavra e da Eucaristia aos irmãos e irmãs ausentes visando um profundo desenvolvimento doutrinário pelo qual somos chamados a vivenciar nos próximos tempos. Oferecer aos leigos de ambos os sexos a oportunidade de aceder ao Ministério de Leitor e Acólito em virtude de sua participação no sacerdócio batismal aumenta também o reconhecimento da Igreja através de atos litúrgicos, da preciosa contribuição que muitos leigos fazem, incluindo as mulheres, à vida e a missão da Igreja.
Acredito ainda num profundo sentimento maternal que a mulher carrega consigo, que como nossa mãe Maria Santíssima quer apoiar e proteger todos os filhos da Igreja, orientando-os pelo caminho do bem e guardando consigo o grande depósito da nossa fé. É fato que as mulheres são a grande maioria que participa ativamente da vida da Igreja e transmitem todos os seus valores aos irmãos e irmãs.
Sob iniciativa própria e ouvindo o parecer do Colégio Apostólico reunido no I Sínodo dos Bispos em Roma, sob a autoridade apostólica que possuo ORDENO a instituição imediata do Ministério de Leitor e Acólito às mulheres que sentindo-se aptas e vocacionadas para tal possam ser admitidas por seu Bispo Diocesano sem qualquer impedimento, amparadas por nossas leis canônicas. Seja mudada a mentalidade de que estes ministérios são apenas um caminho ao sacerdócio, mas que sejam ministérios para todos que cooperem com o crescimento mútuo da Igreja, não excepcionalmente para um grupo de pessoas.
Rogo a proteção de Deus e da Santíssima Virgem Maria para que sejam a vossa inspiração e que assim como ela possam ser a voz maternal e sensível na Igreja orientando os irmãos e irmãs através do amor e da ternura que Cristo nos pede.
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 27 dias do mês de Junho do Ano Santo da Misericórdia de 2021, primeiro do meu pontificado e memória litúrgica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
+ Bento Pp.
Pontifex Maximvs