MOTU PROPRIO
''ANTIQUUM MINISTERIUM''
DO SUMO PONTÍFICE
BENEDICTVS
PELO QUAL SE INSTITUI
O MINISTÉRIO DO CATEQUISTA
A catequização dos povos trata-se de um antigo método de ensino utilizado pela Igreja desde os seus primórdios até os dias atuais. Muitos foram os avanços e as mudanças adequadas neste mesmo ministério através dos tempos e suas alternâncias. Até aqui o papel do Catequista sempre foi muito útil e necessário à Igreja, haja visto o grande número de pessoas que são formadas e recebem os Sacramentos iniciantes todos os anos em nossas igrejas, passando a integrar perfeitamente as pastorais e movimentos que dão vida à evangelização nossa de cada dia.
Um fato inédito, é que apesar de toda essa contribuição através da história o Catequista nunca teve para si por parte da Igreja um reconhecimento oficial de seu ministério e da função que desempenha, fato este que me motivou junto à aprovação do Colégio Apostólico reunido no I Sínodo dos Bispos em Roma a promulgar este Motu Proprio.
Aqui ressaltamos a necessidade do Catequista e sua importância na vida da Igreja ensinando os cristãos quanto aos Sacramentos e a Doutrina da Igreja. Este ministério por sua vez possui uma necessidade urgente para a evangelização no mundo contemporâneo tão assolada pelos inimigos da fé. Desse modo vemos a figura do Catequista e seu ministério como secular, sem cair numa falsa clericalização. O Catequista em si deve estar intimamente ligado aos Bispos e Sacerdotes, auxiliando-os no anúncio da Palavra na circunscrição eclesiástica na qual estão inseridos. Assim como os demais ministérios, o Catequista soma forças na luta pela evangelização cristã e na conversão dos irmãos e irmãs que ainda não estão inseridos na comunhão e na unidade da Igreja.
Desse modo, nós, ornados de autoridade apostólica e em perfeita comunhão com o Colégio Apostólico ORDENAMOS a instituição imediata do Ministério do Catequista aqueles que sentirem-se aptos e vocacionados a exercer tão nobre missão na vida da Igreja colaborando intimamente com esta. Caberá ao Bispo Diocesano a instituição deste ministério aos leigos que sintam-se chamados a este ministério, estando agora amparados por nossas leis canônicas sem qualquer impedimento.
Sem mais, suplico a intercessão da sempre Virgem Maria, a primeira Catequista, que possa nos orientar e nos dar perseverança na fé e no pleno exercício desta nobre missão.
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 27 dias do mês de Junho do Ano Santo da Misericórdia de 2021, primeiro do meu pontificado e memória litúrgica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
+ Bento Pp.
Pontifex Maximvs