Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Doutrina da Fé | A Graça Sacerdotal

 

A Graça Sacerdotal. 

"Vós também vos tornais os materiais deste edifício espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer vítimas espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. " (I S. Pedro 2,5) 

    O maior presente que Nosso Senhor nos deu foi o Sacramento da Eucaristia e juntamente à ele, os outros sacramentos importantes para nossa salvação e para que nossa união com Ele fosse perpétua: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28,20). Estamos, ainda mais unidos ao seu Corpo Místico, por meio da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. 

    O Sacramento da Penitência nos deu a graça que, mesmo depois do batismo, possamos continuar na Graça de Deus e perdoados de nossos pecados, no final da vida, alcançar o céu e portanto, estar plenamente unido à Nosso Senhor. 

    Todos os Sacramentos nos levam à salvação e foram presentes divinos que Nosso Senhor nos deu. Mas nada disso seria possível sem o sacerdócio. Nosso Senhor escolheu homens indignos para assumir a função de administrar esses Sacramentos, sendo o próprio Cristo na terra. A dimensão do sacerdócio, como dizem os santos, é inexplicável e o mundo jamais entenderá plenamente o que é o sacerdote.

    Na realidade virtual, temos a grande missão de representarmos esses sacerdotes dentro da Igreja, mas assim como na vida real, muitas vezes negamos Nosso Senhor com nossa irreverencia, sedentia, vontade pessoais, entre outros escândalos para satisfazer nosso prazer pessoal e não representando o que de fato é o sacerdote: Nosso Senhor Jesus Cristo. 

    Tal reponsabilidade muitas vezes desvalorizadas por nós mesmos, que temos a graça de evangelizar, levando Cristo para as pessoas e demonstrando à elas a Igreja Misericordiosa e Justa que é, levando elas à verdade e a conversão. 


    O Sacerdócio representado no jogo deve ser levado com a maturidade e seriedade que merece. Não como um simples jogo de cargos como muitos levam, mas verdadeiramente tendo consciência daquilo que está representando e a gravidade de ter o poder de salvar ou condenar almas com o simples testemunho que se dá. 

    Representando o sacerdócio, não somente estará evangelizando para os leigos, mas observando em si próprio a possibilidade da vocação sacerdotal. Muitas vezes despertadas por um simples apostolado, portanto, um mal testemunho do sacerdócio apresentado por um, pode destruir uma vocação. 

    Levando isso em consideração, devemos ter ciência de que nosso trabalho tem o poder de destruir ou construir pontes vocacionais e para o céu. Para isso é necessário seriedade e trabalho pastoral naquilo que de fato está representando, com responsabilidade e amor. 

    Lembrando que o sacerdócio dentro do jogo também representa a morte aos prazeres do jogo, dedicando toda a vida à obra sacerdotal, gastando tempo e não levando como um simples jogo mas, como uma verdadeira responsabilidade assumida na ordenação sacerdotal. 

Que possamos, hoje e sempre seguir exemplos reais dos santos e sermos santos sacerdotes em nosso apostolado. Dedicando nosso tempo e vida com seriedade e responsabilidade para salvar almas e construir pontes vocacionais e santificadoras para o céu. 

Roma, 16 de junho de 2021. 

+ Ronaldo Souza Pinheiro Card. Araújo Júnior 
Cardeal Proto-Diácono di Sancta Mariae in Aquiro