DOM TOMÁS BOURBON DE CANTO E MELLO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DA CONG. PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA
Roma, 23 dias do mês de Junho de 2021.
“Por conseguinte, irmãos santos, vós que participais de uma vocação celeste, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote de nossa profissão de fé, que é Jesus.” (Hb 3, 1.)
Atendendo as necessidades da Diocese de Roma e, após ser deveras solicitado por grande parte desta província eclesiástica, decidi por bem decretar a reabertura do Seminário Mater Ecclesiæ, que estava há alguns meses com seus trabalhos parados. Refletindo sobre este versículo que acabei de citar acima, percebi a importância desta casa de formação a qual chamamos por nome de Seminário. É importante, sobretudo, que haja colaboração dentro deste mesmo e, também, organização e parceria.
Vale ressaltar que o Seminário de Roma deve acolher, com a maior calmidade possível, as vocações que a porta deste houverem de bater. Devemos evitar de tratarmo-nos entre as arrogâncias que muitas situações nos impelem, por mais que sejam estarrecedoras. A vida dentro do Seminário — assim também como fora — deve ser de oração, paciência e sabedoria. Uma vida que busca incessantemente a Santidade, tanto ou mais que os próprios Santos assim o fizeram.
Ao reitor, é cabido o dever de aconselhar os seus seminaristas nas horas que eles o solicitarem, seja durante o dia, seja durante a noite. Sejamos mais luz num mundo tão nefasto, em que o mal sobe constantemente aos altos escalões da sociedade, tenhamos humildade quando formos nos dirigir para com os outros. Assim deve ser o reitor: humilde, paciente e compassivo para com os seus.
O seminário deverá começar a apresentar seus trabalhos — apresentando relatórios sobre os trabalhos formativos e vocacionais do seminário — ao partir da postagem deste mesmo decreto, que entra em vigor também após a publicação, tendo como sede provisória o Convento de São Francisco de Assis, na cidade de Roma, que está sob os cuidados do Exc. e Rev. Monsenhor, Padre Raniero Cantalamessa, que torna-se oficialmente reitor deste mesmo seminário.
Assim sendo, DECRETO a reabertura do seminário Mater Ecclesiæ, com todos os direitos, deveres e responsabilidades que são cabidas a um seminário em toda a sua estrutura, contendo toda uma equipe formativa organizada pelo próprio Reitor em comunhão com todos os padres de Roma, ativos ou, também, eméritos.
Por fim, invoco a Maria Santíssima, Mãe de Deus e da Igreja, que derrame as mais copiosas bençãos sobre esta “fábrica de sacerdotes” para que dêem muitíssimos e bons frutos para a Santa Igreja.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no Palácio da Educação Católica, nas vésperas de São João Batista, aos XXIII dias do VI mês do ano da graça de Nosso Senhor de MMXXI, Ano Santo da Misericórdia.
Prefeito desta Congregação