Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Decreto | Usum Romanae Chasuble

 

DECRETO

Orientações Gerais para a Diocese de Roma
acerca das Vestes Litúrgicas

    A casula é uma veste solene própria do padre e é usada pelo sacerdote nas missas sempre por cima da túnica. Cada casula tem uma cor litúrgica e é usada em diferentes momentos. Não que a casula romana esteja intimamente ligada ao tradicionalismo litúrgico. Ela é, de certa forma, recente, ciente que os paramentos sofreram redução dimensional depois do século XII. 

    Contudo, com a má interpretação da reforma litúrgica ordenada pelo Concílio Vaticano II, os paramentos antigos sofreram preconceitos e foram quase que banidos das sacristias, a ponto de serem até danificados, apesar de nunca terem sido abolidos (conforme o n. 119 da Instrução Geral do Missal Romano). 

    Os que usam apenas casulas góticas não percebem que portam paramentos mais antigos. De qualquer modo, quando vemos uma casula romana, logo lembramos da missa que era oficiada antes de 1962 em quase todos os altares do mundo, exclusive aqueles em igrejas pertencentes a outro rito. Alguns confundem e acham que a casula romana é tridentina e a casula gótica é moderna. Ledo engano, dado que mesmo antes da reforma (e até na Idade Média), já se usava casula gótica na Missa em rito tradicional, e, ainda depois da reforma de Paulo VI, se continuou usando casula romana.

    Visando o respeito a Sagrada Tradição, na cidade Eterna a Diocese de Roma DECRETO, que em todo território eclesial da mesma se utilize a casula romana conservando as tradições dos antigos santos padres. Com isso, o bispo, nas missas mais solenes, usa casula sobre a dalmática. Nas concelebrações, por conta de um número elevado de concelebrantes, esses podem ser dispensados do uso da casula, não porém, o celebrante principal. Entretanto, seria louvável que as dioceses tivessem conjuntos de casulas no número dos seus padres. Ainda que simples e todas da cor branca, elas proporcionariam uma beleza visual na uniformidade das vestes dos concelebrantes, além de mostrar maior clareza na unidade sacerdotal.

    Lembrem-se em caso de visita apostólica o Santo Padre usará a casula de acordo com a cultura do local, em missas que o Santo Padre solicitar o uso da casula gótica esta prefeitura será comunicada visando a regência deste decreto, por fim, o uso da casula romana no território da Diocesi di Roma, também se aplicando ao Vaticano, se torna obrigatório também aos demais clérigos vindos das demais partes do mundo, em caso de descumprimento deste decreto o sacerdote esta sujeito a pena.

    Alguns podem até protestar, falando que isto tudo é "Legalismo" ou "Tradicionalismo". Mas eu digo que tudo isso é AMOR ao que ensina o Missal Romano, AMOR aos detalhes litúrgicos e a Igreja. Senhores Padres, Bispos e Cardeais, ainda é tempo de mudar e seguir o que manda o Missal e a Igreja.

Em Cristo,

Sede da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, 03 de Maio de 2021, Memória Litúrgica de São Felipe e São Tiago, no Ano Extraordinário da Misericórdia.


+ Gabriel Card. Souza Giovanelli
Prefeito