Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta aberta ao Santo Padre | Por ocasião do 3.º mês de Pontificado

 

DOM ARMAND JEAN DU PLESSIS CARDEAL RICHELIEU
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DI ÓSTIA
DECANO DO SACRO COLÉGIO DE CARDEAIS

Ao Santo Padre, o Papa Júlio, suplicando-lhe a sua pia Bênção Apostólica.

Beatíssimo Pai, hoje celebramos com muito entusiasmo 3 meses de pontificado de Vossa Santidade que até aqui trouxe muita luz e reflexões latentes à vida da Igreja. Em 3 meses de vosso pontificado, podemos experimentar em toda a Igreja um profundo clima de oração e comunhão com aqueles que se permitiram à abertura da graça de Deus em suas vidas.

Desde o início de vosso Ministério Petrino, Vossa Santidade tem exortado os clérigos e fiéis à necessidade de uma vida simples e menos burocrática de modo que estejamos unidos em oração e em comunidade. Foram muitos os sinais que o Beatíssimo Padre nos deu além de nobres gestos que nos emocionaram, de uma humildade igualada a de Cristo.

É fato que Vossa Santidade assim como todos nós tem uma maneira peculiar de ser e agir, o que não é compreensível por aqueles que deveriam amar e apoiar o Vigário de Cristo. Mas nós temos a absoluta certeza de que Vossa Santidade está mais preocupado em realizar a missão que Cristo lhe designou na guia da Barca de São Pedro, na salvação das almas das quais sois Pastor neste mundo.

Vossa Santidade, hoje rendemos graças ao bom Deus por mais um mês de vosso pontificado. Não é somente a celebração de um período que Vossa Santidade está junto de nós, mas de todos os feitos e trabalhos que realizamos até aqui por amor a Deus e a Sua Igreja.

De modo particular, agradeço por vossa amizade e sinceridade em todas as vezes que precisei de vossa ajuda ou conselho, sempre muito sincero, sem meias palavras, disposto a auxiliar em tudo que lhe é solicitado.

És um grande homem, bom seria se todos pudessem reconhecer vossas qualidades ao invés de defeitos e analisassem tudo de bom que fez pela Igreja e por todos nós. Mas Deus certamente os fará enxergar tudo isso com o passar do tempo.

Em nome do Sacro Colégio de Cardeais, desejamos que Vossa Santidade possa desfrutar com o merecimento que lhe cabe este terceiro mês de pontificado. É para nós uma grande honra tê-lo como Sumo Pontífice da Santa Igreja de Roma.

Salve, Santo Padre Júlio! Vivas tanto ou mais que Pedro!

Em Cristo Jesus;

+ Armand Card. Richelieu
Decano do Sacro Colégio de Cardeais