Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos | Instruções Litúrgicas para o Tempo da Quaresma

 

DOM ARMAND JEAN DU PLESSIS CARDEAL RICHELIEU
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DI ÓSTIA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO
E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS

A todos que esta lerem, 
saudações e bênçãos no Senhor.

Aproxima-se o Tempo Quaresmal, período em que a Igreja nos convida à reflexão por meio da Palavra, da Eucaristia e do Sacramento da Confissão. Também nós devemos nos preparar para os 40 dias em que refletiremos a vida e os mistérios de Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, em vista da importância do Tempo da Quaresma, esta Sagrada Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos estipula alguma orientações litúrgicas que deverão ser observadas em toda a Igreja, sobretudo nas Arquidioceses, pedimos encarecidamente que os Arcebispos as observem piedosamente e as coloquem em prática.

Assim sendo, orientamos:

1. Dado o início do período quaresmal, sejam retiradas as decorações em flores de todas as Igrejas, optando por folhagens verdes não muito extravagantes.

2. As imagens dos Santos sejam veladas (tampadas) com tecido roxo simbolizando o luto destes pelos sofrimentos de Nosso Senhor.

3. Opte-se por vestes litúrgicas menos pomposas haja visto esse período de despojamento pessoal, deixando assim o uso da casula somente para os finais de semana.
Desse modo, nas missas semanais, usa-se túnica, estola e cíngulo, somente.

4. Os Cardeais e Bispos devem fazer uso de mitra branca simples, deixando a precedência de mitra damascada somente para o celebrante, aos finais de semana.

5. Os clérigos realizem ao menos uma Celebração Penitencial por semana nas Igrejas em que são responsáveis.

6. As Arquidioceses organizem mutirões de confissão ao longo de toda a Quaresma.

7. Além dos mutirões de confissões, os clérigos estejam disponíveis para atender confissões em quaisquer ocasiões.

8. Recomenda-se Adoração e Bênção do Santíssimo às quintas-feiras de cada semana.

9. Pregações sobre a Quaresma, a importância da Oração, da Penitência e do Jejum são vivamente recomendados por essa Sagrada Congregação.

10. Os clérigos recolham-se à oração pessoal e ao exame de consciência sempre que possível, colocando-se na presença do Senhor e reavivando n'Ele vossos respectivos ministérios.

Desejosos do cumprimento das orientações litúrgicas propostas por essa Sagrada Congregação, despedimo-nos invocando as copiosas bênçãos do Senhor sobre seus filhos afim de que possam viver corretamente a vida e os ministérios de Cristo impostos por este precioso tempo litúrgico que viveremos.

Em Cristo Jesus;

+ Armand Card. Richelieu
Prefeito da Congregação para o Culto Divino 
e Disciplina dos Sacramentos