Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta ao Santo Padre | Pedido de Emeritação

 

DOM ARMAND JEAN DU PLESSIS CARDEAL RICHELIEU
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL PRESBÍTERO DI SANCTI ALBERT MAGNI
ARCEBISPO EMÉRITO DE MANAUS


Aos estimados irmãos no Episcopado, Sacerdócio 
e aos irmãos e irmãs, saúde e paz!

Caríssimos irmãos, em nossa vida clerical, quando pois escolhemos seguir o chamado que Deus nos faz e por meio de nossas promessas na ordenação respondemos nosso Sim a Deus, estamos confirmando a Ele e à Igreja nossa responsabilidade para com os ofícios que nos dispomos à assumir. Depois de anos de ministério, de tantos trabalhos e missão, já não me vejo mais em condições de me manter ativamente no exercício de meu ministério episcopal na Santa Igreja e com profunda tristeza no coração solicito ao Santo Padre Júlio o pedido de minha emeritação.

Sou muito grato a todos que estiveram comigo durante tanto tempo, que me ajudaram, dos que viveram comigo em comunidade, quantos momentos bons passamos juntos! Quantas recordações boas, quantas lições! Sejam firmes e perseverantes, vocês são o futuro da Igreja!

Humildemente peço perdão a todos que de alguma forma magoei ou ofendi, Deus é testemunha que essa nunca foi a minha intenção, espero que um dia possam me perdoar, tudo foi pelo bem da Santa Igreja.

Agora, retirado para o descanso e a oração, rezarei por todos vocês para que Deus os confirme na fé e na missão, o trabalho de evangelização não pode parar, depende agora de vocês! Sigam firmes em nome de nossa fé e dos bons momentos que vivemos juntos.

No que se refere à mim, reafirmo plena comunhão com o Santo Padre Júlio e me disponho a ajudar naquilo que me for solicitado.

Verdadeiramente agradeço a todos de coração, muito obrigado por tudo! Além de ótimos clérigos são verdadeiros e bons amigos! Que Deus abençoe a vida e a família de vocês!

Certo de vossas estimas e afeto, concedo-vos a minha bênção.

Manaus, 18 de Janeiro de 2021, Ano Santo da Misericórdia.

+ Armand Card. Richelieu
Arcebispo Emérito de Manaus