Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Homilia de Sua Santidade Leão | Abertura do Ano Santo da Misericórdia

 

LEO, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

Veneráveis Cardeais, estimados Bispos, 
caríssimos Sacerdotes, Diáconos e Seminaristas, 
amado povo de Deus, saúde e bênção apostólica!


Neste dia solene a Igreja no Habblive Hotel inicia mais uma longa caminhada, a caminhada da misericórdia! Muitos são os motivos que levaram o Espírito Santo para instruir-nos a convocarmos este Ano Santo da Misericórdia. Esta caminhada misericordiosa por sua vez está intimamente ligada ao mistério da vida cristã para a qual somos chamados desde o nosso Batismo. O perdão e a misericórdia para com nossos irmãos e irmãs provém do amor de Deus, que é misericordioso e paciente, tolerante.

Por vezes, no quotidiano de nossas vidas nos desentendemos com nossos irmãos, pois de fato há uma diferença presente na maneira de ser de cada ser humano, mas Cristo nos alerta para a importância de prevalecer sobretudo o diálogo, o respeito e a compaixão pelo próximo. Saber se colocar no lugar do irmão ou da irmã que sofre, que necessita de ajuda, que necessita de nossas orações deve ser não somente um gesto cristão, mas um gesto de humanidade, pois neste mundo diariamente todos nós estamos sujeitos ao erro, os Santos já se encontram junto de Deus, nós ainda estamos nesta peregrinação rumo à santificação de nossas almas.

Ressalto pois, os escritos evangélicos, mencionando aqui Santa Maria Madalena, prostituta, uma mulher que em sua vida terrena cometeu pecados que desagradavam o Senhor, mas que arrependida, prostrou-se ao seus pés suplicando-lhes o perdão, estando arrependida de seus pecados. ''Aquele que não tiver pecados, atire a primeira pedra!'', diz o Senhor. Esta mesma indignação de Cristo deve ser a nossa nos dias de hoje, quando vemos alguns de nossos irmãos apontando o dedo para outros, julgando-lhes, condenando-lhes pelas mais diversas formas de ser, pensar, colocando-se num lugar que cabe somente a Deus. A estes cristãos hipócritas, faz-se urgente e necessária as nossas orações e o nosso perdão. Saber relevar certas palavras e atitudes é primordial para o bom convívio e a paz dentro da comunidade cristã e católica.

Amados irmãos, neste Ano Santo da Misericórdia, em nome de Deus e de nossa fé, abramos o nosso coração para uma profunda conversão pessoal e pastoral em toda a Igreja. É urgente que devemos adquirir uma nova postura cristã, uma nova maneira de ser cristão e esta nova forma deve ser pautada nos ensinamentos mais simples deixados por Cristo: o amor, a misericórdia, o perdão e a paz.

Que a Virgem Mãe de Deus e Senhora da Misericórdia guie-nos e cubra-nos com seu materno manto, colocando em nossos corações os mesmos ensinamentos amorosos e ternos pelos quais educou seu filho Jesus Cristo.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

+ Leão Pp.
Sumo Pontífice