Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Decreto - Sobre o Uso da Batina nas Áreas do Vaticano

DOM TOMÁS CARDEAL BOURBON
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO
E SACRAMENTOS

A todos os irmãos no sacerdócio que a este lerem, 
minha saudação de paz.

O uso da batina é muito importante em nossa atuação por meio do hotel. Sabemos perfeitamente que, a batina é reconhecimento do sacerdote; a batina nos reflete que, o sacerdote que a usa, está inteiramente de corpo e alma entregando seu Corpo apenas para Deus e se fechando ao mundo.

Os hábitos das Ordens Seculares, como por exemplo o Carmelo, têm como por objetivo, dar esta idéia de entrega total ao Salvador. Na tradição, as freiras carmelitas ao chegar alguém de fora ao Convento das freiras, elas cobriam o rosto para não mostrá-lo a ninguém. Está claro que isto, por mais que pareça radical demais em nossos dias atuais, era uma forma de demonstrar total entrega.

Ouvindo Sua Santidade no Palácio Apostólico, percebi que ele enfatizou em uma de nossas reuniões, o uso da Batina dentro das áreas Vaticanas. Solicitou-me algum decreto que, por mais rígido que parecesse, fosse feito de imediato; e atendendo ao pedido de Sua Santidade, torna-se DECRETADO o uso da batina dentro dos muros do Vaticano, em quaisquer circunstância.

Termino este decreto invocando sobre todos os irmãos e irmãs que em comunhão com esta Sé se encontram, invocando as bênçãos de Deus e da Virgem Maria sobre todos.

Observação: O uso obrigatório é apenas dentro do Vaticano, fora deste, pode-se usar o que desejar desde que seja lícito.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no Palácio da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, no dia XXX do mês X do ano da graça do Senhor de MMXX.

Prefeito desta Congregação