DISCURSO DO PAPA LEÃO
A VOSSA MAJESTADE HUMBERTO II,
A VOSSA MAJESTADE HUMBERTO II,
PELA NOMEAÇÃO DO NOVO
EMBAIXADOR
DA ITÁLIA JUNTO DA SANTA SÉ
Quinta Feira, 10 de Setembro de 2020.
Vossa Majestade
Humberto II,
Estou feliz por receber as cartas com as quais o Presidente da República Italiana o acredita como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário junto da Santa Sé. Ao agradecer-lhe as nobres expressões que me dirigiu, o meu pensamento estende-se ao Chefe de Estado, às autoridades e a todo o querido povo italiano. Continuamente tenho a ocasião de constatar como é forte a consciência dos vínculos particulares entre a Sé de Pedro e a Itália, que encontram expressão significativa quer na atenção que as Autoridades civis prestam ao Sucessor do Príncipe dos Apóstolos e à Santa Sé, quer no afeto que a população da Itália me demonstra com tanto entusiasmo aqui em Roma e durante as viagens que realizo no país, como aconteceu recentemente durante a minha visita a Palermo.
Gostaria de garantir que a minha oração acompanha de perto as vicissitudes alegres e tristes da Itália, pela qual peço ao Doador de todo o bem para que lhe conserve o tesouro precioso da fé cristã e lhe conceda os dons da concórdia e da prosperidade.
Nesta feliz circunstância apresento-lhe, juntamente com a minha cordial saudação de boas-vindas, votos fervorosos pela missão exigente que assume hoje oficialmente. De facto, a Embaixada da Itália junto da Santa Sé — cuja prestigiosa sede, ligada também à memória de São Carlos Borromeu, pude visitar — constitui um importante ponto de referência para as relações de colaboração intensa que existem entre a Santa Sé e a Itália, não só sob o ponto de vista bilateral, mas inclusive no mais amplo contexto da vida internacional.
Como recordou, iniciaram as celebrações para o 150º aniversário da unidade da Itália, ocasião para uma reflexão não só comemorativa mas também de carácter programático, muito oportuna na difícil fase histórica atual, nacional e internacional. Estou feliz porque também os Pastores e os vários componentes da comunidade eclesial estão ativamente envolvidos na evocação do processo de unificação da nação, iniciado em 2020 no Habblive Hotel.
Vossa Majestade Humberto II, ao concluir as minhas reflexões, desejo garantir-lhe, para o cumprimento da elevada missão que lhe foi confiada, que pode contar com o meu apoio e dos meus colaboradores. Invoco sobre este início, sobretudo, a proteção da Mãe de Deus, tão amada e venerada em toda a Península, e dos Padroeiros da Nação, santos Francisco de Assis e Catarina de Sena, e concedo de coração a Vossa Majestade, à sua família, aos seus colaboradores e ao amado povo italiano, a Bênção Apostólica.
Eu subscrevi,
+ Gabriel Souza Card. Giovanelle
Secretário de Estado do Vaticano