DOM GABRIEL S. CARDEAL GIOVANELLI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DI ÓSTIA
DECANO DO COLÉGIO DOS CARDEAIS
A todos aqueles que esta lerem, saudação e paz no Senhor.
Estimado irmãos, o purpurado Dom Keccio Santos, a Santa Madre Igreja hoje não se entristece, pelo contrário, regozija, pois um filho completou com sabedoria e dedicação a sua missão. Depois de um longo trabalho é necessário o descanso, para que possamos desfrutar de tudo aquilo que ajudamos a construir.
Há responsabilidades que não podem ser adiadas, e com muito pesar, renunciamos aos nossos ofícios em nosso orbe Habblive para atender às urgências da realidade. Isto, igualmente, não foge ao ofício evangélico de apascentar os cordeiros (cf. Jo 21, 5), visto que ao bom vinhateiro não é reservado apenas a labuta, mas também seu repouso.
Caríssimo irmão, uma emeritação constitui uma amistosa despedida, cujo retorno é aguardado o quanto antes: tão logo findem as obrigações que urgem atenção, tão logo esperamos que retorneis ao seio da Igreja, aos operários do Senhor, pois é grande a Messe (cf. Lc 10, 2), pois precisamos de pastores e irmãos.
Após analisar bem este pedido, conversando de igual forma com o Romano Pontífice, CONCEDO a emeritação a Dom Keccio Cardeal Santtos que ficará residente em Roma, e aproveito para o agradecer por todos os serviços prestados e pela fidelidade a esta Sé Apostólica.
Rogo as bênçãos de Deus sobre ti, dileto filho, e que possas com sabedoria e filial proveito seguir o seu caminho agora como emérito. Que a Virgem Aparecida o acompanhe e vos cubra com seu manto benigno.
Dado e passado em Roma, em X do mês de Setembro do ano da graça do Senhor de MMXX, sob o pontificado de Leão.
+ Gabriel Souza Card. Giovanelle
Decano do Colégio Cardinalício
Escrito por Rev. Mons. Antonio L.
Revisado por Dom Francesco M.