Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Nomeação - Secretário da Rota Romana

 


DOM GABRIEL SOUZA CARDEAL GIOVANELLI
POR PROVIDÊNCIA DIVINA DA SANTA SÉ APÓSTOLICA
CARDEAL BISPO DA DIOCESI DI ÓSTIA
DECANO DO TRIBUNAL DA ROTA ROMANA
PENITENCIÁRIO APOSTÓLICO
_______________________________________________________________________________

29 de Setembro de 2020.

Ao dileto filho, Mons. João Alves , 
a todos que lerem essa carta de nomeação,
graça e paz no Senhor Jesus Cristo.

"Se eu me justificar, a minha boca me condenará; se for perfeito, então ela me declarará perverso." (Jó 9,20)

Ao estimado filho e irmão, Monsenhor João Alves, incardinado da Diocesi di Roma, e a todos os que esta carta, saudações e bênçãos no Senhor. Com a missão a mim confiada pela Santa Igreja de Deus e em ação do Espirito Santo, na ocupação do cargo de Decano do Tribunal da Rota Romana, tenho por excelência do ofício a obrigação de zelar pela unidade e justiça dentro de nosso meio cristão do orbe católico no habblive hotel. 

Para que a justiça seja assegurada e de que modo posso ser auxiliado nos casos, também é minha obrigação nomear um secretario, para que junto a mim analisamos os casos, e de forma coerente sentenciamos de acordo a conclusão de cada um.

Observando o louvável trabalho desenvolvido em sua Paróquia, enquanto padre e representante dos presbíteros da mesma, e ouvindo o parecer favorável do conselho dos tribunais eclesiásticos constituído por mim e Dom Francesco Monteresi, vemos por bem nomear-te SECRETÁRIO DO TRIBUNAL DA ROTA ROMANA,  tendo direitos e deveres de auxiliar nos casos, analisar e concluir conforme o Código do Direito Canônico. Vale lembrar que ainda continua com os deveres a ti dados como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Macarena, vindo ao Vaticano apenas para análise dos casos e conclusão dos mesmos.

Vale recordar que a Rota Romana julga, em segunda instância, causas definidas pelos tribunais ordinários de primeira instância e deferidas à Santa Sé por apelo legítimo. Em terceira instância, julga as causas já tratadas em apelo pela mesma Rota ou por outro Tribunal eclesiástico de apelação. Além disso, também é o tribunal de apelação para o Tribunal Eclesiástico da Cidade do Vaticano e julga, em primeira instância, as causas expressamente reservadas a eles segundo o estabelecido no Colégio de Direito Canônico, e aquelas que lhe são confiadas pelo Papa ou atribuídas pelo Decano da Rota Romana.

Por fim desejamos que exerça um excelente trabalho e tenha êxito. Damos graças a Deus e pedimos a intercessão de Nossa Senhora do Carmo pelo seus serviços.

Dado passado no Vaticano, 29 de Setembro de 2020

+ Gabriel Souza Cardeal Giovanelli
Decano do Tribunal da Rota Romana
Penitenciário Apostólico