Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Nomeação - Colégio de Auditores do Tribunal da Rota Romana

 


DOM GABRIEL SOUZA CARDEAL GIOVANELLI
POR PROVIDÊNCIA DIVINA DA SANTA SÉ APÓSTOLICA
CARDEAL BISPO DA DIOCESI DI ÓSTIA
DECANO DO TRIBUNAL DA ROTA ROMANA
PENITENCIÁRIO APOSTÓLICO
_______________________________________________________________________________

29 de Setembro de 2020.

Ao dileto filho, Dom José Maria da Cruz , 
a todos que lerem essa carta de nomeação,
graça e paz no Senhor Jesus Cristo.

"Se eu me justificar, a minha boca me condenará; se for perfeito, então ela medeclarará perverso." (Jó 9,20)

Ao estimado filho e irmão, Dom José Maria da Cruz, incardinado da Diocesi di Roma, e a todos os que esta carta, saudações e bênçãos no Senhor.  Com a missão a mim confiada pela Santa Igreja de Deus e em ação do Espirito Santo, na ocupação do cargo de Decano do Tribunal da Rota Romana, tenho por excelência do ofício a obrigação de zelar pela unidade e justiça dentro de nosso meio cristão do orbe católico no Habblive Hotel. 

Para que a justiça seja assegurada e de que modo posso ser auxiliado nos casos, também é minha obrigação nomear um auditor, que irá trabalhar como uma espécie de relator, para que junto a mim acolher e analisas os casos, e de forma coerente junto ao tribunal apostólico sentenciamos de acordo a conclusão de cada um.

Observando o louvável trabalho desenvolvido na Diocesi di Roma, enquanto bispo auxiliar, e ouvindo o parecer favorável do conselho dos tribunais eclesiásticos constituído por min e Dom Francesco Monteresi mais o secretariado, vemos por bem nomear-te RELATOR/AUDITOR DO TRIBUNAL DA ROTA ROMANA, tendo direitos e deveres de auxiliar nos casos, analisar e concluir conforme o Código do Direito Canônico. Vale lembrar que ainda continua com os deveres a ti dados como Bispo Auxiliar na Diocesi di Roma, vindo ao Vaticano apenas para analise dos casos e conclusão dos mesmos.

Vale recordar que a Rota Romana julga, em segunda instância, causas definidas pelos tribunais ordinários de primeira instância e deferidas à Santa Sé por apelo legítimo. Em terceira instância, julga as causas já tratadas em apelo pela mesma Rota ou por outro Tribunal eclesiástico de apelação. Além disso, também é o tribunal de apelação para o Tribunal Eclesiástico da Cidade do Vaticano e julga, em primeira instância, as causas expressamente reservadas a eles segundo o estabelecido no Colégio de Direito Canônico, e aquelas que lhe são confiadas pelo Papa ou atribuídas pelo Decano da Rota Romana.

Por fim desejamos que exerça um excelente trabalho e tenha êxito. Damos graças a Deus e pedimos a intercessão de Nossa Senhora do Carmo pelo seus serviços.

Dado passado no Vaticano, 29 de Setembro de 2020

+ Gabriel Souza Cardeal Giovanelli
Decano do Tribunal da Rota Romana
Penitenciário Apostólico