POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
DOM JORGE CARDEL ORSINI
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
A todos que lerem este decreto, recebam minha saudação e benção apostólica.
Nesses anos de atuação a Igreja de Nossa Senhora do Rosário fez um excelente trabalho pastoral e evangelizador, preparando sua estrutura e sua população para acolher todos os fiéis devotos, que procuram com frequência este templo de fé. Houve uma adaptação da realidade sacramental para melhor atender às pessoas, ampliando o número de Santas Missas, de atendimento de confissões, Adoração ao Santíssimo Sacramento, além das Missas votivas de Nossa Senhora, com piedade e fé, com a participação assídua dos fiéis desta comunidade.
Nos dias atuais, o verdadeiro papel da Igreja tem se confundido com tarefas que de fato não pertencem a ela. Todavia, essa confusão tem tirado o foco daquilo pelo qual realmente deve representar a Igreja na Terra. Essa distorção abrange tanto como o mundo a enxerga e também como a Igreja mesmo se vê.
"A Igreja é o principal agente de Deus na Terra para a execução do seu plano de estabelecimento do seu Reino. Ela é um organismo espiritual porque o evangelho é um plano essencialmente espiritual do Senhor para a humanidade."
Por isso, tendo analisado o trabalho pastoral deste templo religioso, CONCEDO a ELEVAÇÃO da Igreja de Nossa Senhora do Rosário à SANTUÁRIO, sendo que à partir da publicação deste, passará a gozar de todos os privilégios desta honraria.
Por fim, rogo a Deus que nesse novo caminho, este Santuário seja modelo de evangelização e propagação do evangelho, levando a palavra e a fé.
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 30 do mês de Setembro do ano de 2020, primeiro do meu pontificado.
+ Leão Pp.
Sumo Pontífice
+ Jorge Cardeal Orsini
Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos