Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Decreto de Emeritação - D. Pietro Premoli


DOM GABRIEL S. CARDEAL GIOVANELLI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DI ÓSTIA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS

A todos os que este nosso decreto virem, saúde e paz.

O Decanato do Sacro Colégio Cardinalício, em nome de seus representantes, Dom Gabriel  S. Cardeal Giovanelli, vem por meio desta anunciar ao Colégio de Cardeais, a todo clero e povo de Deus.

O colegiado de Cardeais que compõem a Igreja, além de sua principal função, que é a de eleger um novo Pontífice para a Santa Igreja, em caso de vacância da Santa Sé, também possui como funções o zelo pastoral e administrativo de diversos setores da Igreja Romana, principalmente no que condiz aos santos ofícios da Cúria Romana.

Em análise deste Decanato, em conjunto com o Beatíssimo Padre, o Papa Leão, foi concluído um grande excesso no número de cardeais que fazem parte da lista de eleitores para um possível conclave, que além de contradizer documentos em vigência já emanados pela Santa Sé, em pontificados predecessores, também satura os ofícios da Cúria Romana, pondo em risco a ordem do processo administrativo que opera o funcionamento da Sé Apostólica.

Tendo em vista este problema, o Santo Padre notificou ao Decanato que analisasse a atual disponibilidade individual de cada cardeal eleitor, para que o referido, dos seis eleitores até então, fosse emeritado, a fim de que reduzíssemos a lista de eleitores para cinco cardeais, sendo este considerado um número adequado.

A partir da publicação deste decreto, o referido Cardeal passa a ser considerado Cardeal Emérito da Igreja Romana, devendo gozar de todos os direitos e deveres a estes incumbidos pelo Direito Canônico.

Não somente isso, mas no Consistório Ordinário com o Sacro Colégio Cardinalício, foi apresentado, pelo eminentíssimo cardeal Pietro Premoli, seu pedido de emeritação, por não ter mais disponibilidade para o correto cumprimento de suas funções enquanto cardeal ativo no serviço da Sé Apostólica. Este pedido foi prontamente aceito pelo Papa Leão, que lhe agradeceu pessoalmente pelos trabalhados prestados e confiou-lhe a sua bênção.

Ao irmão cardeal  poderá desfrutar do descanso merecido pelos seus anos de trabalho em prol do crescimento do Corpo de Cristo no Habblive Hotel, nossos agradecimentos e votos de oração pela conservação de suas vidas e manutenção da verdadeira fé em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que o Cristo Senhor vos abençoe e proteja, hoje e sempre.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos 19 dias do mês de Agosto do ano de 2020, primeiro de nosso Pontificado.

+ Gabriel Souza Card. Giovanelli
Prefeito da Congregação para os Bispos