Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Motu Proprio ''Archiprestias'' | Pelo qual se regulariza as Arciprestias dentro e fora de Roma ligadas ao Papado

OCTAVIUS AUGUSTUS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM

MOTU PROPRIO
''ARCHIPRESTIAS''
DO SUMO PONTÍFICE
OCTAVIUS AUGUSTUS

PELO QUAL SE REGULARIZA AS ARCIPRESTIAS DENTRO E FORA DE ROMA LIGADAS AO PAPADO

Aprouve a nossa autoridade pontifícia, volver nossos olhares as Arciprestias Papais, em Roma ou fora dela, e emanar leis que regulamentam seu perfeito funcionamento e sua ligação com o Papado.

Nesse sentido, usando de nossa autoridade, APROVAMOS e INSTITUÍMOS este Motu Proprio ao passo que regularizamos a situação das Basílicas Papais, sejam elas maiores ou menores, a saber:

I. Todos os Arciprestes das Basílicas Papais, maiores ou menores, tem a obrigação de celebrar em sua Arciprestia ao menos uma vez na semana, sob pena de exoneração.

II. Todos os Cardeais que não forem Arciprestes em alguma Basílica Papal, tem a obrigação de celebrar em sua Igreja Sé Cardinalícia ao menos uma vez na semana, sob pena de exoneração.

III. Todos os Cardeais Arciprestes ou não Arciprestes tem a obrigação de manter e preservar o templo pelo qual estão responsáveis, conservando sua estrutura, limpeza, organização, funcionamento e decoração, sobretudo nas visitas do Sumo Pontífice.

IV. Todos os Cardeais Arciprestes ou não Arciprestes tem a obrigação, sob pena de exoneração, de incluir nos relatórios mensais enviados ao Sumo Pontífice informações sobre sua Arciprestia ou Igreja Sé Cardinalícia, contendo:

A) Uma lista detalhada, com as celebrações de Missas, que foram realizados na Igreja pelo qual está responsável naquele mês bem como a quantidade de atividades.

B) Uma lista detalhada, com as celebrações de Confissões, Casamentos, Batismos e outros Sacramentos que foram realizados na Igreja pelo qual está responsável naquele mês bem como a quantidade de atividades.

C) Uma descrição detalhada, da condição estrutural da Igreja pelo qual está responsável. Se necessária reforma ou intervenções de grande porte, deverá solicitar à Santa Sé por escrito.

V. Os Cardeais Arciprestes ou não Arciprestes, tem a obrigação de dar prioridade à Igreja para a qual foram nomeados pelo Sumo Pontífice e que constam nas Nomeações Cardinalícias de cada mês. Se por ventura, um Cardeal Arcipreste ou não, dar prioridade a Igrejas seculares e omitir sua obrigação com a Sé Apostólica na administração da Igreja que está responsável, seja exonerado.

Sem mais, recorro à intercessão de São Pedro e São Paulo, Apóstolos, suplicando-lhes abundantes bênçãos sobre a Igreja de Roma.

Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 02 dias do mês de Novembro do ano de 2023, primeiro do meu Pontificado.

+ Octavius Augustus Pp.
Pontifex Maximvs