Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Intenção do Papa de Novembro de 2023: Pela Comunidade LGBTQIAPN+ | RMOP

 


Vaticano, 1° de Novembro de 2023

Neste mês, com sua intenção de oração, o Papa Otávio Augusto nos convida a caminhar como Igreja na cura de uma velha ferida: a discriminação contra as pessoas LGBT+. O Papa Lúcio, na Exortação Apostólica Pós-Sinodal ''Futurum Ecclesiae'' já exorta-nos: "No cenário atual, a Igreja precisa voltar seus olhares à comunidade que a cerca, suas realidades, suas intenções e sua real identidade. [...] Volver nossos olhares à comunidade LGBTQIA+ que possui grande presença e muito coopera no desenvolvimento da evangelização em nosso orbe virtual e que por muitas vezes são mal compreendidos e reprimidos, o que de fato nos envergonha, não é esse o papel da Igreja de Cristo. O Senhor se fez pão para todos." [1]

Com todo preconceito e más interpretações bíblicas herdadas da tradição judaica, que bebeu na Filosofias romana e grega na antiguidade, o cristianismo acabou não construindo uma teologia que contemplasse a pluralidade das identidades de gênero e orientação sexual, resultando na falta de um protótipo cristão para a identidade LGBT+. Por isso é urgente apresentar uma teologia purificada, que entenda o LGBT+ como ser, dotado de razão e também de fé, e que necessita da aproximação com Deus. Uma noção antiquada e descontextualizada de pecado só serve para afastar e matar o divino que há em cada um.

"As portas da Igreja estão sempre abertas a todos, de modo que repudiamos veementemente todas as formas de discriminação e preconceito. Incentivamos veementemente os Bispos e Padres na acolhida e na inserção dos fiéis homossexuais em meio à comunidade, sobretudo incentivando-os à assumir alguns Ministérios dentro da Comunidade Eclesial, como por exemplo, sendo Ministros da Eucaristia, Cerimoniários, Catequistas e tantos outros..." [2] Que ecoe na sociedade, e principalmente nas igrejas, o chamamento do amor do coração de Jesus que exorta: “Eu vim para que as ovelhas tenham vida, e a tenham em abundância” (cf. Jo 10, 10). 


ORAÇÃO
OFERECIMENTO DIÁRIO NOVEMBRO - 2023

Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo.

Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunhas do teu amor: Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês: pela comunidade LGBTQIAPN+, para que tenha seus direitos reconhecidos na sociedade e principalmente na Igreja, vendo-os como filhos, filhas e filhes dos Deus de amor, que há ninguém exclui de seu convívio.

Amém.

Pai nosso, Ave Maria, Glória.

Reze-se esta oração na oração pessoal ou comunitária, especialmente nos momentos de Adoração ao Santíssimo, durante este mês.

[1] LÚCIO, Exortação Apostólica Pós-Sinodal ''Futurum Ecclesiae'', 15/03/2023

[2] Idem.