Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Homilia do Papa Otávio Augusto | Por ocasião da Celebração de Todos os Fiéis Defuntos

OCTAVIUS AUGUSTUS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

Vaticano, 02 de Novembro de 2023.

Queridos irmãos e irmãs;

Na Primeira Leitura desta Liturgia de hoje, na qual fazemos memória de nossos entes queridos já falecidos, Jó professa com firmeza sua fé na ressurreição da carne que iniciou em Jesus após sua morte de cruz. Jó ratifica por meio de sua crença que mesmo depois de todos os processos de morte que nós, humanos, sofremos, ainda sim nossos olhos contemplarão o Senhor em Sua Santa presença. Esta é para nós, sem dúvida, motivo de alegria e júbilo, pois não há melhor lugar que estar na presença de Deus, nosso Pai, mesmo diante de todos os nossos pecados, omissões e fraquezas.

O Salmo Responsorial nos infla de uma esperança que vem do próprio Cristo, Aquele que nos concederá ou não, a nossa salvação. Se tivermos fé no Senhor, acreditando nele, experimentando-O no cotidiano de nossas vidas, estarmos com o coração puro e aberto para recebê-Lo e buscarmos nossa santificação pessoal e a cura do pecado, certamente o Senhor nos agraciará com nossa entrada no paraíso e assim poderemos reencontrar um dia, aqueles entes queridos dos quais hoje fazemos uma saudosa memória e nos fazem muita falta.

Na Segunda Leitura, o Apóstolo Paulo apresenta-nos o Senhor e sua dor, seu sacrifício e morte de cruz pela remissão dos nossos pecados como motivo de esperança e exemplo de amor e imitação a ser seguido por todos nós, cristãos e filhos de Deus. Assim, queridos irmãos e irmãs, a vida para quem acredita não termina com a nossa morte neste mundo, mas continua no plano espiritual com o perdão dos pecados e a ressurreição dos mortos.

No Evangelho que acabamos de ouvir, Cristo identifica-se como enviado para cumprir a missão que o Pai o confiou e o enviou: de que nenhum de seus filhos se perca em meio ao caminho, mas que todos caminhem juntos, no caminho de Cristo, que é apenas um e assim obtenham pelo próprio Cristo, a sua salvação pessoal. Nesse sentido, é a Cristo que devemos nos apegar e imitar durante nossas vidas, divulgando e espalhando o amor, as boas obras, propagando a nossa fé e promovendo a caridade, sobretudo com os mais pobres, excluídos e marginalizados da nossa sociedade.

Assim, queridos irmãos e irmãs, neste dia em que recordamos nossos irmãos e irmãs falecidos, e não somente hoje, mas em todos os dias de nossas vidas, seja Jesus Cristo, sua vida, seus ensinamentos e suas promessas a base e o alicerce da nossa fé, para que, seguindo-os, possamos um dia conviver juntos na eternidade, junto de Deus e daqueles que amamos no paraíso. Que esta nossa fé não permanece oculta em nossos corações, mas que nos encoragem a propagá-la aqueles que ainda não a conhecem ou que estão dispersos e assim nenhum dos filhos de Deus se perca, fazendo a Sua Santa vontade.

Que Jesus e Maria, nossa Mãe Santíssima nos conduzam nesse caminho em busca da salvação, nos concedendo a fé e a motivação necessária para um dia encontrá-los e viver junto deles no Reino dos Céus.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Em Cristo Jesus;

+ Octavius Augustus Pp.
Sumo Pontífice

Homilia do Papa Otávio Augusto, em 02 de Novembro de 2023, por ocasião da Celebração de Todos os Fiéis Defuntos, no Cemitério Teutônico, no Vaticano.