Do alto da cátedra de São Pedro, volto meu olhar paternal para o solo brasileiro onde se encontra um povo pobre e carente de Deus e de Sua Igreja.
Ainda que, no orbe virtual, não hajam barreiras geográficas que nos impeçam de estar próximos uns dos outros a qualquer instante, em razão de sua flexibilidade, grande é a necessidade de organização, desta Sé Apostólica, em campos de atuação apostólica: as chamadas dioceses ou circunscrições eclesiásticas. Trata-se de uma tradição antiguíssima da Igreja que, devido a fatores de considerável complexidade, acaba sendo descartada.
Todavia, olhando para a realidade da Igreja nos dias atuais, urge implementarmos um bispado para além da Diocese de Roma, ainda que isso nos custe a multiplicação de esforços, com o propósito de melhor estruturarmos os quadros eclesiásticos de nossa Sé Apostólica.
Destarte, diante da nossa máxima autoridade apostólica, depois do voto favorável dos Excelentíssimos Bispos, declaramos, para maior honra e glória de Deus e para a exaltação da fé, a EREÇÃO CANÔNICA da ARQUIDIOCESE DE APARECIDA, no Brasil. Da assim fundada Arquidiocese de Aparecida, elevemos ao grau e à dignidade de Igreja Catedral o Santuário Basílica Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na qual ordenamos que, de acordo com o Direito, seja instituído o Cabido de Cônegos.
Assim, consultada a Congregação para os Bispos, nomeamos o Excelentíssimo Sr. D. Carlos Navarra como Arcebispo desta recém-criada Arquidiocese, com todos os direitos e obrigações constantes no Código de Direito Canônico, a fim de presidir as atividades pastorais desta parcela do Povo de Deus.
A posse canônica deverá ser realizada no Santuário Basílica Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, sob presidência do Sr. Núncio Apostólico para o Brasil, em comunhão com todos os clérigos e fieis da Santa Igreja.
Por fim, roguemos a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, padroeira desta Arquidiocese, para que não cesse de interceder a Seu Filho Jesus por todos os brasileiros e brasileiras que se dedicam à causa da evangelização.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no dia 14 de Novembro do ano de 2023, primeiro de nosso Pontificado.