DOM GABRIEL PEDRO DE ALCÂNTARA CARDEAL ORLEANS E BRAGANÇA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DI VELLETRI-SEGNI
PREFEITO DA SAGRADA CONGREGAÇÃO DOS RITOS
EM NOME DO SUMO PONTÍFICE, OTÁVIO AUGUSTO
Considerando que:
1- A reverência e o respeito devidos ao momento da proclamação do Evangelho durante a celebração da Santa Missa, em que a Palavra de Deus é proclamada e o povo fiel é alimentado espiritualmente pela Palavra Viva de Cristo.
2- A importância teológica da Liturgia da Palavra como uma parte integral da celebração eucarística, na qual a assembleia é preparada para a participação no mistério da Eucaristia.
3- A necessidade de preservar a integridade da estrutura litúrgica da Santa Missa, de acordo com os ensinamentos e tradições da Santa Igreja.
Nós, pela autoridade divinamente confiada a esta Sagrada Congregação dos Ritos, em conformidade com os preceitos e diretrizes da Santa Igreja, com base em considerações teológicas e litúrgicas, após madura reflexão diante dos atos que se realizaram durante os ultimos dias, decretamos o seguinte:
A partir da promulgação deste decreto, fica estritamente proibida a prática da concelebração após a proclamação do Evangelho durante a celebração da Santa Missa em todas as igrejas, capelas e locais de culto.
Os sacerdotes são encorajados a enfatizar a importância da Liturgia da Palavra como preparação espiritual essencial para a celebração eucarística, destacando a conexão entre a Palavra de Deus e o Sacramento da Eucaristia. A proclamação do Evangelho deve permanecer como um momento singular de destaque durante a Missa, onde a assembleia de fiéis é convidada a ouvir a Palavra de Deus com atenção e reverência.
Advertimos que a celebração da Santa Missa deve seguir estritamente o Rito Romano estabelecido, conforme prescrito pelo Missal Romano em sua forma atual, com as devidas variações litúrgicas aprovadas para as diversas ocasiões.
Quaisquiser vestes contrárias a estas, a não ser por determinação nossa, seguem expressamente PROIBIDAS e a sua utilização configurando-se desobediência será revertida em punição severa aplicada por esta Sagrada Congregação.