Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Decreto de Revogação das Licenças Cardinalícias | Decanato do Sacro Colégio Cardinalício

 

DOM GABRIEL SOUZA CARDEAL GIOVANELLI
DEI MISERICORDIA ET SANCTAE APOSTOLICAE SEDIS
CARDINALIS EPISCOPI OSTIENSIS ET SANCTAE LUCIAE
SACRI COLEGII CARDINALIS DECANI CARDINALIS

________.__.________

DECRETUM
REVOCATIO CARDINALIS LICENCES

Vaticano, 01 de Outubro de 2023

Caríssimos irmãos Cardeais;
amado povo de deus, paz constante a todos!

O Decanato, na minha pessoa responsável por vocês, em comunhão com o Papa Octavio Augusto I, por meio desta, vem à público COMUNICAR que à partir do próximo dia 01 de Outubro serão ENCERRADAS todas as licenças que foram expedidas nos meses de Agosto e Setembro à este Colégio Cardinalício.

Deste modo, antecipadamente, comunicamos que após a data mencionada, os clérigos deverão se apresentar para seus ofícios em até 24h, sendo passíveis de severas punições caso haja descumprimento da ordem, sendo sujeitos até mesmo à demissão do estado clerical. Visando, ser está uma prepocupação com os principes, representantes dos Apostólos na Igreja, regemos uma comunidade profética, e muito nos preocupa a inatividade de muitos irmãos.

Aqui, situo a Carta "Ministerialis Derelictio" | Sobre o abandono do ministério, escrita pelo Cardeal Joseph Ghislieri, no ano de 2022, onde em poucas palavras, mais palavras que mexem com nosso interior, vemos os refletores sobre a “fuga do sacerdócio”, reacenderem em nosso meio. Amar a Deus e ter um amor terreno: a Igreja católica os condena, mas os religiosos que vivem uma relação sentimental são uma realidade, e são cada vez mais importantes. É verdade: consagraram-se a serviço divino, fizeram votos de castidade e de obediência, mas em um determinado momento a solidão foi mais forte.

Entendemos a necessidade individual de cada clérigo, bem como o descanso que é merecido e válido para todos, porém, sabemos que o trabalho de evangelização nunca cessa e a Messe do Senhor é grande. Ansiosos estamos para o grande reencontro de nossa família clerical afim de que possamos caminhar todos juntos, alegres e contentes, cumprindo a missão que Jesus nos confiou.

In Christus,

Datum et promulgatum Romae, apud Praetorium Department Congregationis pro Institutionibus Catholicis, die 1 mensis Octobris, anno 2023, in memoria liturgica Sanctae Teresiae a Iesu Infante et a Sancta Facie, moniali carmelita et Ecclesiae Doctore discalceatorum; sub Pontificatu Otavio Augusto PP.

 Gabriel Souza Card. Giovanelli
Decani Cardinalis Sacri Colegii Cardinalis