Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Decreto de Exoneração Cardinalícia | Dom Bernardin Cardeal Gantin

 

DOM GABRIEL SOUZA CARDEAL GIOVANELLI
DEI MISERICORDIA ET SANCTAE APOSTOLICAE SEDIS
CARDINALIS EPISCOPI OSTIENSIS ET SANCTAE LUCIAE
SACRI COLEGII CARDINALIS DECANI CARDINALIS

________.__.________

DECRETUM 
CARDINALIS EXONERATIONIS

Vaticanum, die 05 octobris 2023

A todos que este DECRETUM leram, saúde e paz!

"O Filho de Deus aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve. 
Tendo chegado à perfeição, tornou-se causa de eterna salvação 
para todos os que lhe obedecem" (cf. Hb 5,8-9).

𝕬 Santa Igreja reúne as porções do povo de Deus, presente através de dioceses pelo mundo inteiro e suas jurisdições, cuidando dos interesses comuns e das necessidades espirituais dos Cristãos pertencentes às suas igrejas particulares.

Do Senhor Jesus nos provêm toda a graça e redenção. Aquele que na Epifania manifestou-se como verdadeira luz para todos os povos nos convida a também nos configurarmos a Ele, sendo sal da terra e luz do mundo (Mt 5, 13-16). 

Na tarefa difícil de apascentar todo esse rebanho há muitos irmãos que devido a obstáculos e anos difíceis de dedicação a obra do Senhor apresenta a necessidade de servir a grei conduzindo a outra missão, dedicar e orientar as ovelhas que fazem parte de sua missão neste Orbi habbleviano.

𝔇esta forma, diante de seu pedido de exoneração e o parecer da Congregação para os Bispos, DECIDIMOS, nós e o Espírito Santo, DECRETARDEFINIR e PROCLAMAR a EXONERAÇÃO de Dom Bernardin Cardeal Gantin do ministério cardinalício, deixando vacante a Sé di Sancta Joaquina di Vedruna, usando assim as jurisdições que foram concedidas pela Santa Sé Apostólica a Rota Romana. (CDC , Cap. XXIII). Com esta definição, o mencionado clérigo retorna ao estado presbiteral na condição de Bispo emérito, devendo continuar a residir na Diocesi di Roma. A partir da publicação deste decreto, seja ele tratado na dignidade de sacerdote, utilizando as vestes que lhe são cabíveis. Sejam retiradas as insígnias e características do episcopado. 
 
𝕻or fim, rogamos a intercessão da Virgem Maria por esse nosso irmão, para que cumprindo fielmente seu serviço continue agora servindo em paz como Epíscopo Emérito da Santa Igreja, munido de todos os direitos e deveres que cabe a este ministério.

In Christus,

Datum et promulgatum Romae, in Aedibus Decani Sacri Collegii Cardinalium, quinto (V) die mensis Octobris anno MMXXIII, in memoria liturgica Sanctus Dionysii; sub Pontificatu Otavio Augusto PP.

 Gabriel Souza Card. Giovanelli
Decani Cardinalis Sacri Colegii Cardinalis