Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Decreto "Propedeuticum Tempus" | Congregatio de Institutione Catholica

DOM LEONARDO CARDEAL DALL OSTO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA 
PRAEFECTO CONGREGATIONIS PRO CATHOLICIS EDUCATIONIS

INSTRUÇÃO 
PROPEDEUTICUM TEMPUS
(Sobre a nova etapa do Propedêutico)
Readequação do Pontifício Seminário Romano

A todos a quem chegar este DECRETO, as mais copiosas bênçãos de Deus!

O Ano propedêutico se trata de um ano introdutório, o qual visa a entrada definitiva no Seminário Maior para os cursos de Filosofia e Teologia. É também um ano em que se começa a entrar no ritmo da vida acadêmica, na vida de oração, na vida comunitária e fraterna, e no amadurecimento da vida humano-afetivo que se terá de forma mais intensa no Seminário Maior e, por fim, na própria vida sacerdotal.

Ao mesmo tempo, é um meio de acompanhamento o qual visa possibilitar ao vocacionado um ajuda para que possa desenvolver as qualidades e aptidões humanas, cristãs e apostólicas em vista da sua opção. Em vista de qualificar o candidato para o ingresso no Seminário Maior, quando cursará a Filosofia e a Teologia, esse período de preparação humana, cristã, comunitária, intelectual e espiritual se faz em espaço adequado após o nível médio de ensino, em pelo menos um ano de duração, onde uma equipe formativa acompanha com uma programação própria a formação do candidato.

Nesse período deve-se privilegiar as dimensões humano-afetiva, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral. Cada dimensão exige instrumentos adequados que possam possibilitar ao vocacionado as condições necessárias para estar preparado para a caminhada no tempo do Seminário Maior.

Amadurecendo sua opção o candidato estará apto para assumir livremente e conscientemente as exigentes do período formativo em vista do sacerdócio. Desenvolvendo e ampliando sua capacidade intelectual poderá usar com maior integridade o seu senso crítico para julgar a realidade sem se alienar em saídas simplistas. Aprofundando sua vida de fé contará com a intimidade com Deus que lhe dará a coragem necessária para viver os conflitos do mundo atual que dificultam caminhar com Cristo e discernir nos caminhos da história a condução do Espírito Santo.

N
esse período o candidato poderá compreender melhor a dimensão eclesial de sua vocação enquanto terá mais tempo para a oração, para o estudo, para a partilha, para os retiros e outros exercícios espirituais propostos pela formação, que lhe darão condições para uma proximidade com Cristo Bom Pastor com o qual se pretende configurar no exercício do futuro ministério sacerdotal.

Por fim deve preparar os candidatos para enfrentar as dificuldades próprias de um exigente tempo de preparação específica em vista dos compromissos que deve assumir não apenas quando vier a ser ordenado, mas para a vida de seminário em que existe uma responsabilidade compartilhada para alcançar os objetivos propostos.

Trata-se de algumas disciplinas que ajudam a clarear a visão de Igreja, de seminário, e também de tentar suprir as lacunas trazidas na bagagem humana e intelectual. O momento privilegiado da Lectio Divina e Adoração ajudam na vida espiritual fazendo com que os jovens tenham uma vida de oração mais intensa e consistente. Os outros aspectos da formação são feitos em nosso seminário.

No entanto os jovens tem a mesma rotina que os seminaristas maiores, no que diz respeito a horários e atividades da casa. É oferecido três encontros semanais, um encontro mensal e acompanhamento psicológico. Um encontro para estudar a História da Igreja no Habblive; um encontro que trata da espiritualidade diocesana e um encontro sobre a Iniciação Cristã; o encontro mensal é feito com o reitor para partilhas e avaliação da caminhada.

Cada jovem é convidado a viver seu período formativo com consciência e clareza de sua vocação. Por esta razão o projeto oferece linhas de trabalho para cada ano da formação. Portanto o ano propedêutico trata-se de um período privilegiado da formação, onde os jovens podem construir um alicerce seguro e caminhar com maior desempenho e confiança.

Imbuídos, pois, deste ofício, temos a missão de salvaguardar a fé e sua integridade e para dar prosseguimento a formação de dignos padres, esta Congregação a partir destas letras DECRETA o que se segue abaixo:

I. Que haja em todos os seminários da Igreja (incluindo o Pontifício Seminário Romano), que todo candidato para ingressar nos estudos da Filosofia e Teologia, faça ao menos um mês de propedêutico, podendo este prazo mudar, de acordo com as condições do candidato.
II. Cabe ao bispo local, ou reitor determinar o período do propedêutico para o jovem candidato.
III. O jovem que tiver no propedêutico, deve trabalhar com o formador na comunidade onde habita, exercendo funções pastorais, mas nunca assumir a coordenação de uma pastoral.

In Christus,

Datum et promulgatum Romae, apud Praetorium Department Congregationis pro Institutionibus Catholicis, die 2 Septembris, anno MMXXIII, in memoria liturgica Sanctae Mariae, die Sabbati, sub Pontificatu Octavii Augusti PP.

+ Leonardo Card. Dall Osto
Prefeito da Congregatio de Institutione Catholica