OCTAVIUS AUGUSTUS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI
Em virtude de exprimir nossa fé pública à Virgem Maria, reconhecendo nesta antiquíssima Basílica a história dos filhos de Maria Santíssima e sua devoção, CONCEDEMOS à Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, a Rosa de Ouro, sendo esta considerada uma antiquíssima tradição dos Santos Padres ao longo da história.
Deste modo, atualmente, possuem a Rosa de Ouro como Condecoração Pontifícia os seguintes templos católicos:
Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Brasil, possui 4 Rosas de Ouro, como donativo Papal.
Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição no Brasil, possui 4 Rosas de Ouro, como donativo Papal.
Basílica de Santa Maria Maior em Roma, possui uma Rosa de Ouro, como donativo Papal.
A flor dourada brilhando, banhada em ouro, reflete a majestade de Nosso Senhor Jesus Cristo, com uma simbologia muito apropriada porque os próprios profetas o chamaram de ''a flor do campo e o lírio dos vales''. Sua fragrância nos mostra ''o odor do doce Cristo que deve ser difundido intensamente entre os seus fiéis'', sendo os espinhos e o matiz vermelho recordação da Paixão do Senhor.
Seja esta Rosa de Ouro posta em local digno e adequado para visualização dos fiéis e para a glória de Cristo, da Virgem Santíssima e do Papado.
Que Cristo seja o centro e o ápice da vida cristã e que esta honraria seja um sinal do reconhecimento de Deus e de Sua Igreja aqueles que fazem jus a uma vida segundo a vontade do Senhor.
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 06 dias do mês de Setembro do ano de 2023, primeiro do meu Pontificado.
+ Otávio Augusto Pp.
Sumo Pontífice