DOM JOSEPH EUGÊNIO RATZINGER CARDEAL GHISLIERI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DI SABINA-POGGIO MIRTETO
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO DO SANTO OFÍCIO
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CONCÍLIO VATICANO I
SUPERIOR GERAL E BISPO PARA A FRATERNIDADE SACERDOTAL SÃO PIO X
PRONUNTIATIO
"CATECHISMUS CATHOLICAE ECCLESIAE"
AO CLERO E AO POVO DE DEUS PRESENTE NO ORBE VIRTUAL DO HABBLIVE HOTEL
Caríssimos irmãos, quero saudá-los com a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, em meu nome desta Prefeitura e do Santo Padre, o Papa Octávio Augusto, todos irmãos presentes nos Colégios - Sacro Colégio Cardinalício; Sacro Colégio Episcopal; e o Sacro Colégio Presbiteral -, também a todos os Diáconos, Religiosos e Consagrados e, a todos que a esta lerem, minha bênção apostólica.
Quero começar este anúncio com uma passagem das Sagradas Escrituras, Epistula II Petri (3,14-17) "Propter quod, carissimi, haec exspectantes satagite immaculati et inviolati ei inveniri in pace; et Domini nostri longanimitatem, salutem arbitramini, sicut et carissimus frater noster Paulus secundum datam sibi sapientiam scripsit vobis, sicut et in omnibus epistulis loquens in eis de his; in quibus sunt quaedam difficilia intellectu, quae indocti et instabiles depravant, sicut et ceteras Scripturas, ad suam ipsorum perditionem. Vos igitur, dilecti, praescientes custodite, ne iniquorum errore simul abducti excidatis a propria firmitate" (E até sereis felizes, se padecerdes alguma coisa por causa da justiça! Portanto, não temais as suas ameaças e não vos turbeis. Antes santificai em vossos corações Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito. Tende uma consciência reta a fim de que, mesmo naquilo em que dizem mal de vós, sejam confundidos os que desacreditam o vosso santo procedimento em Cristo. Aliás, é melhor padecer, se Deus assim o quiser, por fazer o bem do que por fazer o mal).
Durante estes últimos tempos, mostrou-se necessário dar bases a nossa Fé, bem como alertar a Igreja sobre os riscos do subjetivismo, relativismo, modernismo e quaisquer ideologia que seja que poderia vir a matar a fé, ocasionando na perdição das almas; assim, a Igreja em seu Magistério vivo - os bispos -, ressalto a figura do Santo Padre, o Papa Octavivs Avgvstvs I; Dom Gabriel, Cardeal Orleans; a minha pessoa nesta respectiva prefeitura e dentre outros, que realizaram um árduo ofício para a manutenção da Fé em documentos de extrema importância, para com o zelo e a constância do Cristo, no cuidado pastoral e a doação pela salvação das almas.
Nesta via, esta prefeitura em nome do Santo Padre, o Papa Octavivs Avgvstvs I; e, de minha pessoa, seu prefeito, Dom Ioseph, Cardeal Ghislieri; queremos anunciar que iremos publicar nosso catecismo, algo simples e breve, não iremos alterar nada no que a Igreja prescreve sobre Fé, porém se tratando de uma realidade virtual, adaptaremos o que se refere a moral - sem deturpação, apenas adaptando para virtualidade, mas de acordo e coerência com a realidade -.
Pela luz natural da razão e na liberdade que se adquire através da graça de Deus, no encontro com seu Amor - o Cristo -, por meio do Espírito de Sabedoria, possamos ser iluminados a luz da graça Divina, para conciliando a fé e a razão, este apostolado possa trabalhar arduamente pela salvação das almas (luz natural da razão e da graça, foram conceitos trabalhados por S. Agostininho e S. Tomás de Aquino).
Neste ano, que o Santo Padre, o Papa Octavivs Avgvstvs I - do e no Habblive Hotel - promulgou o Ano Santo do Laicato e realizará em breve a Jornada Mundial da Juventude em Roma, que possamos nos despojar de nós mesmos e levar o Santo Evangelho que é rico em ternura aos corações que necessitados, com palavras de esperança no Cristo Jesus; pois, também é isto que visa esta Prefeitura.
In Christus,
Datum Romae dies, apud Congregationem pro Sanctum Officium, die VII mensis Septembris, anno MMXIIII, sub corona Sanctitatis Suae Summus Pontifex Octavius Augustus I.