Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Reflexão do Papa Otávio Augusto | Por ocasião do Consistório Extraordinário Público de Criação Cardinalícia de D. Leonardo Cardeal Dall Osto e Imposição do Pálio Pastoral ao Decano do Colégio de Cardeais

OCTAVIUS AUGUSTUS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

Vaticano, 22 de Agosto de 2023.

Veneráveis Cardeais, em especial Dom Hugh Calum Laurie, Decano do Sagrado Colégio de Cardeais e Dom Leonardo Dall Osto, recém-nomeado, demais autoridades civis e eclesiásticas, queridos convidados presentes, saudações em Cristo!

No Evangelho que acabamos de ouvir, Jesus toma para si uma postura severa ao repreender Pedro e os demais Apóstolos que pareciam ainda não compreender e aceitar a missão que o Cristo deveria cumprir e as dores que iria sofrer para que fosse concluído o Mistério da Salvação e da Remissão dos Pecados por Sua morte de cruz. Fato é que Jesus não apenas os repreendeu, mas os instruiu naquilo que deveria ser feito. Jesus é bem claro ao enfatizar que seus seguidores devem renunciar a si mesmos, suas vontades e desejos humanos, tomar a sua cruz, assumir a sua responsabilidade evangélica, ser íntegro na sua palavra e propósito e só então caminhar junto d'Ele. Nos dias atuais, muitos são aqueles que preocupam-se em acumular as riquezas e glórias do mundo mas, esquecem-se do zelo imprescindível da sua própria alma. Passam toda a vida tentando provar para si mesmos e para o mundo que são os melhores naquilo que fazem, mas acabam perdendo a própria salvação porque se esquecem de Deus. Na eternidade não fará nenhuma diferença se tivermos um bom emprego, uma boa condição financeira, um mestrado ou doutorado. O que de fato importará é sua fé em Deus, seu coração e a vida que levou nesta terra. No dia do julgamento será apenas você, Deus e a sua consciência. Isso te preocupa ou te acalma?

Trazendo essa passagem bíblica para esta ocasião, Jesus novamente vem nos convidar a renovar a nossa vocação e o nosso chamado, especialmente D. Hugh Cardeal Laurie que hoje recebe o Pálio Pastoral, símbolo de seu pastoreio e zelo pela porção do povo de Deus que vive e participa da Igreja presente na cidade romana de Óstia, bem como D. Leonardo Dall Osto, que neste dia assume não somente uma dignidade de Príncipe que lhe foi conferida pela Igreja, mas um serviço à comunidade eclesial universal. Ser Cardeal é estar disposto a derramar seu sangue em prol de Cristo e de Sua Igreja. Rezemos por estes nossos irmãos pedindo ao Senhor que os mantenha sempre firme na essência evangélica de sua missão a fim de que possam dar testemunho por meio de suas palavras e ações de um ministério autêntico e de serviço, sobretudo com aqueles que estão apartados do Corpo de Cristo.

Tenhamos a coragem e o discernimento dos legítimos Pastores da Igreja para renunciar nossas próprias vontades, tomar a nossa cruz e seguir o Mestre pelos caminhos da verdade que nos conduzirão à nossa própria salvação pessoal.

Que a Virgem Santíssima nos oriente e nos conduza para que sigamos juntos os passos de seu filho Jesus imitando-o em tudo.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Em Cristo Jesus;

+ Octavius Augustus Pp.
Sumo Pontífice

Reflexão do Papa Otávio Augusto, em 17 de Agosto de 2023, por ocasião do Consistório Extraordinário Público de Criação Cardinalícia de D. Leonardo Card. Dall Osto e Imposição do Pálio Pastoral ao Decano do Colégio de Cardeais, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.