Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Homilia do Papa Otávio Augusto | Por ocasião da Solene Celebração Eucarística de Coroação Pontifícia

OCTAVIUS AUGUSTUS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

Vaticano, 08 de Agosto de 2023.

Eminentíssimos Cardeais, Vossa Beatitude o Patriarca, Excelentíssimos Arcebispos e Bispos, Reverendíssimos Monsenhores, Cônegos, Padres e Diáconos, caros Religiosos e Seminaristas, autoridades, convidados ilustres, amado povo de Deus, saudações e bênçãos apostólicas!

Celebramos hoje uma noite histórica que nos remete há muitos séculos passados, nos quais, pela tradição da Igreja, os Papas iniciavam seu Pontificado presidindo uma Missa Solene, na qual recebe o Anel do Pescador, que contém a imagem do Apóstolo Pedro e também o Pálio Pastoral, confeccionado com lã, representando seu pastoreio. Ao fim da Missa, recebiam a Coroa Papal, afirmando ao mundo seu poder espiritual e temporal sobre a humanidade. Contudo, nos dias atuais, além da beleza, pompa e sacralidade deste belíssimo rito, deve ser necessário ter ciência de tais acessórios e vestuários possuem significados e sentidos que vão muito além de riquezas mundanas. O Anel Papal deve ser sinônimo de compromisso com a Igreja e com o povo de Deus. Um Papado do povo, com o povo e para o povo, pois são eles o principal objetivo da missão evangelizadora da Igreja. O Pálio Pastoral do Papa além de pastoreio, do Pastor que conduz o rebanho, deve ser sinônimo de serviço, de dedicação, de cuidado e proximidade com o seu povo, vivendo com eles sua realidade de vida. E por fim a Coroa Papal, que além de bela e majestosa, deve sempre recordar ao Papa o peso e a responsabilidade do Ministério que ocupa por mandato Divino. Assim, queridos irmãos e irmãs, apreciemos sim a beleza da Liturgia da Igreja e seus ritos, ornamentos, rendamos glórias ao Senhor por estas e pela tradição, mas, tenhamos sempre a ciência de seus reais significados pastorais e espirituais e as responsabilidades advindas com eles.

Que a Coroação Papal que nesta noite celebramos seja também a Coroação de Cristo como Senhor de tudo que existe. A Virgem Santíssima me auxilie e me oriente na condução da Barca de São Pedro. Suplico-vos sempre as vossas orações pelo Papa e por suas intenções. Caminhemos juntos, em comunhão e oração.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Em Cristo Jesus;

+ Octavius Augustus Pp.
Sumo Pontífice

Homilia do Papa Otávio Augusto, em 08 de Agosto de 2023, por ocasião da Solene Celebração Eucarística de Coroação Pontifícia, na Praça de São Pedro, no Vaticano.