OCTAVIUS AUGUSTUS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
Vaticano, 01 de Agosto de 2023.
Veneráveis Cardeais, autoridades, amado povo de Deus, saúdo-vos concedendo-lhes a minha pia bênção apostólica!
Quis o Santo Espírito de Deus agir sob o Colégio de Cardeais no Conclave de 23 de Julho pelo qual elegeram-me Sumo Pontífice de todo o orbe virtual e Sucessor do Bem-Aventurado Apóstolo Pedro, Príncipe dos Apóstolos e Chefe Visível da Igreja Universal. A instituição antiquíssima do Papado é novamente renovada e se faz atual, desde os primórdios da história. Quis Deus, em Sua infinita misericórdia dispor de bênçãos para que as portas do mal nunca prevalecessem sobre a Sua Santa Madre Igreja. Hoje, inaugurando novos tempos e novos ares na Igreja contemporânea, quero oferecer ao Senhor, de todo o coração, a condução deste Ministério Petrino que hoje inicio. Que seja Cristo a agir pelo Papa, sempre.
Renovo meu desejo de profundas mudanças na vida da Igreja, pois se fazem urgentes e necessárias, sobretudo, no que tange à nova evangelização e os métodos atrativos e atuais da evangelização dos povos e a expansão da Igreja no mundo. Como Pedro, desejo ser pescador de homens, de almas e o mais importantes: de corações, de amizades! Que a alegria de servir a Cristo e ser membro de Sua Igreja inunde os nossos pensamentos e o nosso coração e desse modo Cristo possa reinar no íntimo de nosso ser, em nossas palavras e ações em prol da nossa própria salvação e da edificação do Reino de Deus.
Sejamos Pontífices, construtores de pontes e não muros. Unamo-nos para edificar a escada que nos levará todos juntos ao encontro do Pai no Reino dos Céus.
Que Jesus, o Mestre, conduza-nos pelos caminhos retos e nos oriente com a Sua graça a trilhá-lo com sabedoria e solidariedade aos irmãos que caminham conosco.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Em Cristo Jesus;
+ Octavius Augustus Pp.
Sumo Pontífice
Homilia do Papa Otávio Augusto, em 01 de Agosto de 2023, por ocasião da Missa Pro Ecclesia e Encerramento do Conclave, na Capela Sistina, no Vaticano.