Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Formação Pemanente: Lectio Divina | Congregação para a Doutrina da Fé


DOM JOSEPH EUGÊNIO RATZINGER CARDEAL GHISLIERI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-DIÁCONO DE SÃO PIO V
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ
BISPO DA ADMINISTRAÇÃO APOSTÓLICA SÃO JOÃO MARIA VIANNEY


LECTIO DIVINA.

Leitura Orante.


Caríssimos irmãos, quero saudá-los em meu nome, desta prefeitura e do Santo Padre, o Papa Otávio Augusto, todos irmãos presentes nos Sacros Colégios - Sacro Colégio Cardinalício; Sacro Colégio Episcopal; e o Sacro Colégio Presbiteral -, também a todos os diáconos, religiosos e consagrados e, a todos que a está lerem, minha bênção apostólica de graça e paz.

Este Dicastério, em nome deste de que vos fala, Dom Joseph Eugênio Ratzinger Ghislieri, em uma conversa com Santo Padre, o Papa Otávio Augusto, onde pela observância das necessidades da Igreja e pela inspiração do Espírito Santo, chegamos a conclusão de alguns pontos a serem trabalhados por esta Prefeitura, por meio da formação permanente.

Logo, queremos que estas formações que se estende a todo o Clero; sem que se exclua que os leigos a possam ler e realizá-la, mas o enfoque ao Clero é para que se melhore as homilias; façam-se valer e úteis para todo um crescimento vocacional, espiritual, intelectual e afins; na luz da Verdade, realizar algumas correções fraternas e nos fazer transcender a atual realidade que nos encontramos.

Quantas e tantas vezes nós nos deparamos com homilias fracas, vazias, sem sentido, destas que em inúmeras o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo é instrumentalizado em favor de ideologias ou, gostos pessoais ou de grupos; nós mesmos em diversos momentos nos deparamos e reclamamos destas reflexões vazias, que não nos fazem e nem elevam ao encontro pessoal com Cristo.

A Palavra de Deus deve nos colocar em confronto pessoal, pois no incomodo do nosso coração ao passar em nossas vidas, nos exige uma resposta concreta, autêntica e livre de nossa parte. É o Senhor quem vêm ao nosso encontro por meio da Palavra, é Ele quem nos chama para sermos um só n'Ele e com Ele, nos congregando por meio da Santa Igreja, constituindo um só corpo (Cf. I Cor 12; At 4,32).

Mas, para que este encontro com Deus através de sua palavra ocorra é preciso bem fazê-lo sob a luz e inspiração do Santo Espírito, para que nos leve a Verdade relevada que é Cristo e a Mestra da Verdade que a leva de geração em geração que é a Igreja.

Vendo a problemática destas homilias, observadas não só por esta Prefeitura e pelo Santo Padre, mas alertadas pelos Papas na realidade, como Papa Bento XVI, enquanto Cardeal Ratzinger, dizia que "é um autêntico milagre que a Igreja sobreviva aos milhões de péssimas homilias de cada domingo", mas isto também reclamou o atual Sumo Pontífice na realidade, o Papa Francisco, dizendo que "a Palavra de Deus pode soar como mensagem repetida e vazia, se não for apresentada novamente a partir de um confronto com o contexto atual... A fé traz novas motivações e exigências face ao mundo de que fazemos parte."

Neste sentido, visando melhorar nossas reflexões e homilias, voltemos o nosso olhar para o simples passo da Lectio Divina, para melhor compreendermos e realizarmos este encontro através da Palavra do Senhor. 

A Lectio Divina é dividida em 4 partes, qual vamos explicar e discorrer cada ponto com cuidado e atenção: 

•A leitura, traçando sobre si o sinal da Cruz e pedindo a presença do Espírito Santo, aquietar não somente a realidade ao nosso redor, mas o nosso interior, para que possamos fazer de nós a terra fértil qual queremos fecundar a Palavra; 

•A meditação, pode-se realizar com músicas calmas ou mantras, mas essencialmente permanecermos em silêncio e deixar que a palavra de Deus ressoe em nós no mais profundo de nossa alma, nos fazendo perguntar como: "o que o autor diz, o que ele quer me dizer e o que ele traz a minha realidade?"; 

•A oração, pois é por meio da oração que abrimos nosso coração, nosso intelecto, nossa alma e nosso espírito, fazendo-se cumprir o que diz São Paulo em suas cartas (Cf. I Ts 5,23) "que Deus santifique tudo aquilo que sois corpo, alma e espírito"; 

•E a contemplação, que de maneira prática é a elevação de nosso estado de espirito, para que permanecendo na graça, possamos agir de maneira coerente para com a Palavra de Deus que aos nos convidar ao Amor, nos exige uma resposta de amor, uma resposta de uma doação completa para fazer a vontade do Pai (Cf. Mt 26,39).

A Lectio Divina deve nos ajudar a chegar a contemplação da Palavra, em nossas homilias podemos nos prender essencialmente em uma parte das leituras para realizar certas reflexões, mas lembremo-nos que as leituras são colocadas em uma proposta hermenêutica para o anúncio do Verbo de Deus, que é o Cristo - Cristo Palavra, Cristo na Eucaristia -. Aqui faço menção a importância da "Carta aberta à Igreja: Fidem expressit" (A Fé expressada), pois devemos nos ater em bem viver e bem expressar a Fé, para convidar o povo de Deus a congregarmos em um só povo nesta autenticidade do Amor na salvação das almas, por meio da Santa Igreja Católica.

As homilias que permanecerem presas em ideologias e na instrumentalização da fé, poderão ser denunciadas a esta prefeitura que correrá em penalizar sob pena de silêncio temporário (sob homilias, reflexões e afins) até a adequação as exigências atuais das necessidades da Igreja; no pleno uso dos poderes e deveres, para corrigir no amor fraterno os que fizerem do Cristo subjetivo, pois o Evangelho é o que é e a Fé não sobrevive de achismos pessoais. 

In Christus,

Datum Romae dies, apud Congregationem pro Doctrina Fidei, die III mensis Aug, anno MMXIIII, sub corona Sanctitatis Suae Summus Pontifex Octavius Augustus I.

Et hvmilis in Domino servus,

𝓙𝓸𝓼𝓮𝓹𝓱 𝓡𝓪𝓽𝔃𝓲𝓷𝓰𝓮𝓻 𝓒𝓪𝓻𝓭. 𝓖𝓱𝓲𝓼𝓵𝓲𝓮𝓻𝓲 +
Prefeito para a Congregação da Doutrina da Fé.