Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Decreto de Exoneração Cardinalícia | D. Diofante Fletcher

OCTAVIUS AUGUSTUS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

Aos que este lerem, saúde e bênção apostólica!

Os Ministros Ordenados da Santa Madre Igreja devem ser os primeiros a dar testemunho exemplar da integridade de sua palavra e assegurar aos seus superiores o cumprimento piedoso do seu Ministério em prol desta mesma Igreja.

Aprouve-me na condição de Sumo Pontífice analisar os atuais purpurados do Colégio Cardinalício a fim de mantê-los ou não em seus atuais cargos e dignidade neste nosso Pontificado. Nesse sentido, surpreendeu-nos a licença, mesmo que justificada e compreendida pela Santa Sé apresentada por Dom Diofante Cardeal Fletcher no início de nosso Pontificado. No início do período de licença válida até 14 de Agosto do presente mês e ano, solicitamos ao Cardeal uma confirmação de seu retorno definitivo ou não aos trabalhos designados à ele por meio das nomeações papais. Fato é que, este retorno não chegou até nós, nem positivo, muito menos negativo, simplesmente não foi feito.

Tendo em vista ainda nossa análise apostólica, notificamos que a nomeação do referido Cardeal foi muita imatura e sem qualquer fundamento pastoral para ocorrê-la no pontificado anterior. Ainda aqui, reafirmo a consulta feita por nós dos trabalhos desempenhados pelo referido senhor a esta Sé Apostólica, ao que não encontrou-se nada de significativo ou relevante. Desde sua Criação Cardinalícia o Eminente Purpurado tratou apenas de manter o luxo decorativo das Igrejas sob sua administração e o status falido de Prior da Ordem de Malta, que não possui qualquer reconhecimento canônico deste Pontificado.

Dessarte, tendo em vista todos estes fatores, bem como a renovação do Colégio Cardinalício durante este nosso Pontificado e a correção de erros passados cometidos por este DECRETO a EXONERAÇÃO CARDINALÍCIA de Dom Diofante Fletcher, seu retorno ao Colégio Episcopal e subsequente EMERITAÇÃO, tendo residência fixa em Roma.

Sem mais, rogamos a Jesus Cristo, filho do Deus vivo, que mande sobre nós a luz do Espírito Santo, e que junto da Santíssima Virgem Maria, nossa Mãe a quem veneramos, nos traga a sabedoria, a paz e a união.

Dado e passado em Roma, aos 14 dias do mês de Agosto do ano de 2023, primeiro do meu Pontificado.

+ Octavius Augustus Pp.
Pontifex Maximvs


Eu o subscrevi,
 + Hugh Calum Card. Laurie