DOM MARCOS NUNES CARD. DI MONTSERRAT
CARDEAL BISPO DI ALBANO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA O CLERO
A Missão Santificadora dos Presbíteros
A todos os presbíteros incardinados no Brasil, as minhas cordiais saudações. Que o Senhor esteja no coração de cada um de vocês.
Diletos irmãos, a Igreja tem o dever de buscar almas para trilharem o caminho da Salvação, isto é, a missão evangelizadora da Santa Igreja é atribuída ao ministério de Cristo que foi humilde e obediente.
Em outras palavras, a missão sucumbida á Igreja é unicamente evangelizar aqueles precisam.
Acolher com reflexões que traga conforto para as almas que necessitam, é a forma universal de empenhar-se para o Reino dos Céus, pois a ajuda e o amor fraterno, também são designadas chaves para alcançar a misericórdia Divina.
A unidade também é um fator importante para o ministério sacerdotal fluir amor, vendo que a base do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, é unicamente amor fraterno e em comunhão com Deus.
Ora, se não tivermos o amor fraterno com os irmãos, e até mesmo aqueles que se autoproclamam nossos inimigos, não estamos em comunhão com Deus.
Cristo é amor, entretanto, é a verdade! A verdade deve prevalecer, também, nas missões que a Igreja confiou aos seus sacerdotes, de pregar a Palavra para todas as nações, tribos e oriundos da nação humana.
O verdadeiro ministério sacerdotal deve se basear em nas características missionárias de Nosso Senhor Jesus Cristo, que enquanto se empenhou no seu ministério, trouxe a Verdade para todos aqueles que o buscavam e também, trouxe o amor e a comunhão com Deus em um tempo onde era rasas todas e qualquer ações referente ao amor fraterno.
Com tudo isso, caríssimos irmãos, buscou exortar-vos sobre a real necessidade de suas missões na Igreja, onde cada um de vós sois pilares fundamentais para a Igreja, que enquanto missão, caminha rumo ao Reino dos Céus.
A solicitude dos presbíteros perante o orbe virtual e a real vivência com o povo de Deus, oriunda-se da força missionária que habita no coração de cada um de vocês.
Por isso, encorajo a cada um para serem fortes e solícitos nas horas precisas.
Voltando os meus olhos para as necessidades pastorais do Brasil, vejo que os presbíteros incardinados nesta nação sofrem com um misterioso clima de tensão e omissão.
Sejam fortes e corajosos! Sigam as vossas missões com o coração em Deus, buscando verdadeiramente servir e não ser servidos.
Claro, todos tem as suas preocupações e seus momentos interpessoais (lê-se obrigações da vida pessoal fora do âmbito virtual), mas eu vos encorajo a seguirem em missão evangelizando por todo o mundo.
Lembrem-se, vós sois o pilar fundamental da Igreja e sem este Sagrado Colégio Presbiteral, não haveria a execução da continuidade da Obra de Cristo, que se finda unicamente em evangelizar.
Por fim, rogo a Nossa Senhora da Conceição Aparecida para que interceda por cada um de vós em suas missões e para que vos encorajem trilhar e enfrentar esta tempestade de omissão que vos assolam.
Lembrem-se destas palavras com amor e sigam os conselhos deste servo do Senhor.
Datum et actum Romae, V Idus Augusti, Anno Gratiae MMXXIII, Pontificatus Octavius Augustus.