Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta: Oratio ad Papam et Ecclesiam | Sobre "Pedido de orações pela Igreja e pelo Papa"

 

DICASTÉRIO PARA OS LEIGOS, A FAMÍLIA E A VIDA

ORATIO AD PAPAM ET ECCLESIAM

Na qual se volta a toda a Igreja, com uma atenção especial e singular voltada aos leigos, para que sejam a eles comunicados a importante data, como também a relevância dos mesmos às atividades eclesiais e orações neste estimado dia.

    É com grande alegria que me dirijo a todos, em especial aos leigos, neste dia tão importante para a Igreja Católica: o dia de São Pedro e São Paulo, apóstolos e pilares da fé cristã. Neste dia, celebramos também o Dia do Papa, sucessor de Pedro na missão de confirmar os irmãos na fé e na caridade.

    No dia 29 de junho, a Igreja Católica celebra o dia de São Pedro e São Paulo, apóstolos e fundadores da Igreja de Roma. Neste dia, também se comemora o dia do papa, que é o sucessor de Pedro na missão de governar, ensinar e santificar o povo de Deus. Nesta ocasião, é importante refletir sobre o papel dos leigos na evangelização e na comunhão eclesial.

    Os leigos são todos os fiéis batizados que não receberam o sacramento da ordem nem professaram os conselhos evangélicos na vida religiosa. Eles constituem a grande maioria do povo de Deus e são chamados a participar ativamente da vida e da missão da Igreja, tanto no âmbito interno como no externo.

    No âmbito interno, os leigos colaboram com os pastores na edificação da comunidade, exercendo diversos ministérios e serviços, como o leitorado, o acolitato, a catequese, a liturgia, a caridade, a animação pastoral, etc. Eles também contribuem com seus dons e carismas para a renovação e o crescimento da Igreja.

    No âmbito externo, os leigos são enviados ao mundo para serem sal da terra e luz do mundo, testemunhando o Evangelho em todos os ambientes e situações. Eles têm a vocação específica de santificar as realidades temporais, como a família, o trabalho, a cultura, a política, a economia, etc, à luz da fé e da moral cristã. Eles também têm a responsabilidade de promover a justiça, a paz e a solidariedade no meio da sociedade.

    O papa é o pastor universal da Igreja e o princípio visível da unidade dos fiéis. Ele conta com a colaboração e a obediência dos leigos para exercer seu ministério petrino. Ele também reconhece e valoriza a dignidade e a missão dos leigos na Igreja e no mundo. Ele os encoraja e os orienta com seus ensinamentos e suas exortações. Ele os convoca e os escuta nos sínodos e nas assembleias. Ele os abençoa e os confia à proteção de Maria Santíssima.

    No dia do papa, somos convidados a rezar pelo Santo Padre, para que Deus lhe conceda saúde, sabedoria e fortaleza para guiar o seu rebanho. Somos também convidados a renovar nossa fidelidade e nosso amor ao Vigário de Cristo na terra. Somos ainda convidados a assumir nossa vocação laical com entusiasmo e generosidade, seguindo o exemplo de São Pedro e São Paulo, que deram suas vidas pelo Senhor e pela sua Igreja.

    Quero expressar minha profunda devoção e gratidão pelo Papa João Paulo II, que conduz a Igreja com sabedoria, coragem e amor. Ele é um exemplo de santidade, de evangelização e de diálogo com o mundo. Ele é um pastor que cuida das ovelhas com ternura e firmeza. Ele é um pai que abraça todos os filhos com misericórdia e bondade.

    Também exprimo aqui toda a minha admiração pelo Papa Emérito Lúcio I, que governou a Igreja com fé, coragem e amor e é um exemplo de santidade, de humildade e de zelo pastoral. O senhor é um pai espiritual, que abençoa e intercede por todos os seus filhos. O senhor é um mestre da doutrina, que ensina e ilumina os caminhos da Igreja.

    Por tudo isso, eu lhes agradeço de todo o meu coração e lhes peço que continuem a rezar pela Igreja, pelos fiéis e pelo mundo. Que São Pedro e São Paulo, cuja festa celebramos hoje, os protejam e os acompanhem. Que o Espírito Santo os fortaleçam e os consolem. Que Jesus Cristo, o Bom Pastor, os recompensem por tudo o que fazem em seu nome.

    Por isso, peço a todos que se unam a mim em oração pelos Santos Padres, para que Deus lhes conceda saúde, paz e força para continuar suas missões. Peço-lhes também que rezem pela Igreja, para que seja fiél ao Evangelho, unida na diversidade, servidora dos pobres e testemunha da esperança. Peço-lhes ainda que rezem pelos pastores da Igreja, para que sejam santos, zelosos e humildes. Peço-lhes enfim que rezem pelos governantes, pelos enfermos, pelos necessitados, pelos perseguidos e por todos os que sofrem no mundo, para que sejam iluminados, consolados, socorridos, libertados e salvos.

    Agradeço-lhes antecipadamente por sua generosidade. Tenho certeza de que suas orações serão ouvidas por Deus e intercedidas por São Pedro e São Paulo. Que eles nos protejam e nos abençoem.

Et hvmilis in Domino servus,

+ Sr. Solitudine
Pref. do Dicastério para os Leigos