DE SUA SANTIDADE JOÃO PAULO II AO BRASIL
Senhores Cardeais
Venerados Irmãos no episcopado e no sacerdócio
Distintas Autoridades
Caríssimos Irmãos e Irmãs!
A todo o povo de Deus, reunido em Aparecida, sobretudo os irmãos e irmãs brasileiros, minha saudação afetuosa. O papa vos ama e quer o vosso bem. Nesta noite de particular importância para a Igreja, faltam-me palavras para expressar a minha alegria em estar convosco no Santuário de Aparecida, para encerrar, com grande louvor e piedade, o Ano da Bem-Aventurada Virgem Maria, convocado por meu predecessor, Papa Maximiliano I. É um dom especial da Divina Providência que este momento solene seja celebrado neste lugar.
No evangelho de São João, proclamado há pouco, vimos a narração do primeiro milagre de Jesus, em Caná da Galileia. O contexto era de um casamento. A grande protagonista da cena é Maria. Ela, ao descobrir que faltava vinho para os convidados da festa, intercede a Jesus para que resolvesse o problema. E o milagre acontece: a água é transformada em vinho. Tal como fizera nas Bodas de Caná, a Beatíssima Virgem Maria continua a compadecer-se das nossas necessidades e intercede a Deus por nós. Na hora da provação, em nossas dificuldades e angústias diárias, jamais nos esqueçamos de suplicar a poderosa intercessão da Santa Mãe de Deus.
Em Aparecida, naquele longínquo 1717, outro grande milagre acontece. Depois das inúmeras tentativas em buscar peixe, aqueles três pescadores, nas águas do Paraíba, encontram a imagem que aqui veneramos. Após o achado, segue a pesca abundante. Desde lá, inúmeros devotos vêm de toda parte do Brasil e do mundo para este lugar santo, onde recorrerem ao patrocínio da Mãe Aparecida, que aqui se encontra, sempre solícita para ouvir os apelos dos seus filhos queridos.
Se inúmeros são os pedidos apresentados aos cuidados de Nossa Senhora, mais abundantes são as graças alcançadas por Sua intercessão. Por isso, mais do que pedir, viemos aqui, neste dia, alimentar a nossa fé e agradecer por tão generosos dons oferecidos a nós ao longo deste Ano Santo de Nossa Senhora. Encerrando-o com grande solenidade, façamos valer as palavras da nossa Santíssima Mãe: "Fazei tudo o que Ele vos disser" (Jo 2, 5). Que de Aparecida, saia uma Igreja inteiramente animada e mobilizada pelo amor de Deus, no cumprimento de sua missão evangelizadora. Por isso Te pedimos, Mãe Aparecida, não nos deixe faltar o vinho da alegria! Roga a Deus por nós!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!