Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Decreto de Demissão do Estado Clerical | Dicastério para os Bispos

 

DICASTERIUM PRO EPISCOPIS
_____________

Cidade do Vaticano, 23 de Maio de 2023.

Estimado senhor Jorge Orsini,

      Como pastores responsáveis da grande grei de Nosso Senhor Jesus Cristo, carregamos sobre nossos ombros a obrigação de apascentar fielmente as ovelhas fiéis que no Senhor confiam sem reservas.

     É compreendendo esse ofício, que a Santa Mãe Igreja institui, pelo Espírito Santo, bispos, e os envia para serem sinais de esperança e fé nos mais distantes locais e campos de missão. Confiando plenamente nestes, a Igreja de Cristo espera que sejam verdadeiros instrumentos nas mãos de Deus, e deixem-se guiar, também, como o povo, sem reservas, pelo nosso Criador.

      Neste espírito, temos a infelicidade de observar nos últimos tempos um abandono desse serviço de amor por meio de um de nossos epíscopos. É evidente que cada um de nós, homens a serviço do Reino, sabemos e temos ciência da nossa atividade eclesial, pois fomos chamados, e assim como Samuel, respondemos "estou aqui" (1Sm 3, 16b).

      Diante disso, em diálogo com o Santo Padre, o Papa João Paulo II, decidimos por bem, para preservar a Igreja e o povo de Deus, DEMITIR de seus ofícios episcopais e clericais nosso irmão na fé, agora senhor Jorge Orsini.

     Oriento a ti, caro filho, para que acolhas esta repreensão da Igreja que é Mãe, como forma de aprendizado, e para refletir sobre seus atos e compreender a importância do ofício este que assumistes um dia, e passas a desprezar.

      O Papa João Paulo II espera contar com vossa oração e compreensão, e oferece-lhes as suas bênçãos apostólicas.

      Atenciosamente,
D. Frei Hugh Foix-Castelbon cardeal Laurie, OFM
Por providência divina e da Santa Sé Apostólica,
Cardeal-bispo di Óstia
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS BISPOS