Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Homilia do Papa Lúcio | Por ocasião da Missa do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

LVCIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI


Vaticano, 09 de Abril de 2023.

Veneráveis Cardeais, Bispos, Sacerdotes e Diáconos, Seminaristas e Religiosos, caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, saudações e bênçãos no Senhor!

Com esta Eucaristia damos início a Semana Maior, comumente chamada de Semana Santa, na qual nos aproximamos mais intimamente do Mistério Pascal, onde Jesus realiza os maiores gestos de sua trajetória terrestre e nos brinda com a Instituição do Sacerdócio, da Eucaristia, conclui sua prova de amor por nós por meio da Cruz e por fim, mas não menos importante ressuscita e prova-nos que a vida tem sim poder sobre a morte.

Celebrando hoje o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, a Liturgia do dia conduz-nos a olharmos a comemoração do povo quando da entrada de Jesus em Jerusalém, montado num jumento e sendo aclamado pelo povo como seu Rei, sendo aquele enviado pelo próprio Deus.

Curioso é para nós como Jesus mesmo nestes momentos de grande aclamação popular não deixa de nos mostrar fortes sinais sobre a sua missão e propósito a ponto de sempre nos deixar uma singela e tocante mensagem. Muitos enxergavam o reinado de Cristo como um reinado de conquistas e acúmulos humanos, riquezas materiais e poder, no entanto, Jesus mostrou que seu reinado não pertencia a esse mundo, mas tratava-se de um reinado do povo, do qual Jesus sempre se fez presente, lutando por eles e defendendo-os de todo mal.

O Senhor mostrou-nos em seu simples gesto que Deus é capaz de glorificar e exaltar o mais singelo dos homens, basta que estejamos com o coração aberto a acolher a Sua Palavra e os Seus ensinamentos. Cristo é a prova mais evidente do quanto o Senhor Deus é capaz de transformar para o bem a nossa vida. Sem Ele apenas existe um grande vazio que jamais será preenchido.

Neste sentido, irmãos e irmãs, o Senhor Jesus convida-nos a reflexão de nossa missão evangélica, pela qual, seguindo Seus exemplos, devem ser desempenhadas da maneira mais singela, amorosa e acolhedora possível. Não há espaços para honrarias e glórias humanas no Reino dos Céus. Todo poder e honrarias que o Senhor nos concede é para que usemos em benefício de sua própria exaltação e adoração. Para Deus o melhor!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Em Cristo Jesus;

+ Lvcivs Pp.
Sumo Pontífice

Homilia do Papa Lúcio em 09 de Abril de 2023, por ocasião da Missa do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, na Praça de São Pedro, no Vaticano.