Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Homilia do Papa João Paulo II | Missa "Pro Ecclesia" de Encerramento do Conclave

HOMILIA DE SUA SANTIDADE JOÃO PAULO II
POR OCASIÃO DA MISSA "PRO ECLESIA"
DE ENCERRAMENTO DO CONCLAVE

Capela Sistina
Quinta-feira, 26 de abril de 2023

Distintos cardeais, prezados clérigos, Irmãos e Irmãs no Senhor!

Antes de iniciar a minha breve homília, desejo dirigir a todos os presentes a minha cordial saudação, agradecendo, de modo muito particular, aos prezados cardeais pela confiança deposita em mim e, aos inúmeros irmãos e irmãs, que manifestaram o seu afeto e apoio por ocasião da minha eleição pontifícia. 

"Apascenta as Minhas ovelhas" (Jo 21, 16). Assim ordena Jesus ao perguntar a Pedro, por três vezes, se ele o amava. Três foram as vezes que Pedro havia negado Jesus nos vestíbulos do Sinédrio, antes da sua conversão. O Divino Mestre queria ouvir a resposta de Pedro para confirmá-lo em seu ministério de primaz dos apóstolos e cabeça visível da Igreja.

A mesma indagação o Senhor me faz neste início de pontificado: "Tu me amas?" (Jo 21, 17). Embora conciente da minha fragilidade humana, Ele me encoraja a responder, com confiança, como Pedro: "Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo" (Jo 21, 14). Ao mesmo tempo, ecoa em meu coração o mandato de Jesus, o Bom Pastor: "Apascenta as Minhas ovelhas". Por que o Amo confiantemente, necessito cuidar das suas ovelhas. 

Diante do peso da responsabilidade que o Senhor me confiou, através da solicitude dos irmãos cardeais, faço o apelo, a todos vós, que compartilharão comigo o fardo do meu ministério, para que não cessem de rezar a Deus Pai a fim de que eu permaneça no Seu amor. 

Todavia, mais do que vossas orações solícitas, espero contar com cada um na missão de tornar Jesus conhecido e amado por todos que entrarem em contato com este Apostolado Virtual. Como o Bom Pastor, que não deixa uma única ovelha se perder, vamos em busca daqueles que se mantém distantes dos caminhos de Deus e de Sua Igreja.

Venho em busca de trazer unidade para o clero e o fortalecimento da ação evangelizadora da Igreja. Tenho a plena convicção de que, ao final da minha vida, serei julgado pelos meus atos e omissões e, por isso, esforçar-me-ei para bem cumprir o meu pastoreio. Que Deus me ajude neste propósito. Amém.