Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta "In commemoratione" | Por ocasião dos 8 anos da ICAR-Habblive

DOM CARLOS CARDEAL MONTANNA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DI ÓSTIA
DECANO DO SACRO COLÉGIO CARDINALÍCIO

A todos que esta carta lerem,
graça e paz da parte de Deus, nosso Pai. 

Na última terça-feira (21/03), celebramos o oitavo ano de existência da ICAR no Habblive. Como alguém que participou, desde o princípio, da sua construção, sinto-me compelido a fazer algumas considerações acerca do que testemunhei, de forma ativa, ao longos desses anos.

Segundo a tradição, o primeiro clero católico instalado no Habblive remonta ao ano de 2015. No entanto, importa esclarecer que há controvérsias quanto à data de fundação da ICAR-Habblive, em virtude das diversas rupturas e descontinuidades ao longo dos anos. Não interessa, porém, discutir, aqui, o mérito desta controvérsia, nem, tampouco, detalhar o enredo dos acontecimentos. Em suma, trata-se de uma história complexa e não-linear. Mas fato é que o primeiro passo foi dado há oito anos. E, em que pese a sinuosidade da nossa história, a estrutura eclesial permanece intacta no ciberespaço habbliveano, renovando-se continuamente, graças ao trabalho abnegado de seus membros. 

Digno de nota são os avanços ocorridos nos últimos anos. O vestuário clerical se modernizou, parafernálias litúrgicas foram adicionadas ao catálogo do jogo e igrejas em formato "ADS" foram desenvolvidas. O que antes era um sonho, tornou-se concretude, graças ao espaço que a ICAR conquistou no Habblive. E as mudanças vão além: a realização do Concílio Vaticano I, bem como do I e II Sínodo dos Bispos, transformaram as estruturas da Igreja. 

No campo pastoral, porém, os avanços ainda são tímidos. O clero continua preso à velha monotonia das Missas. O fetichismo pelas "maquinações políticas", do qual tanto denunciava o grandiosíssimo Papa Júlio I [1], parece colocar o intento de evangelização em segundo plano. O punitivismo intransigente permanece arruinando as relações entre os membros da Igreja. Rixas entre cleros continuam sendo fomentadas por discursos intolerantes. Falta mais diálogo, compreensão, perdão e correção fraterna. Tais tendências só serão superadas a medida que mudarmos nossas atitudes. Para isso, é preciso muita conversão e abertura para novos horizontes. 

As mudanças que a ICAR-Habblive necessita, para tornar-se um lugar de eficácia evangelizadora, devem ser construídas com coragem e diálogo intensivo. Novos métodos de evangelização podem ser pensados coletivamente e colocados em prática. Mas isso só será possível se deixarmos de lado a rigidez das leis, que impedem o progresso da Igreja, e voltarmos nossas atenções para o ideal primário de evangelização.

Enfim, oitos anos se passaram. Aprendemos muito até aqui. Evoluímos como Igreja e como pessoas. Há muitos motivos para comemoração. Na ICAR-Habblive criamos amizades, histórias, e constituímos uma grande família, com todas as suas peculiaridades e desafios. E como seria bom se nos enxergássemos como família. Se fossemos capazes de ver no outro o nosso irmão em Cristo, alguém que mereça respeito, cuidado e amor; e não nossa estupidez. Mas o que deve nos confortar é que ainda há tempo para tornar isso realidade. Que os anos vindouros sejam repletos de bons momentos e agraciados com as bênçãos de Deus. Feliz oito anos, ICAR-Habblive!

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos 23 dias do mês de março do Ano Santo Mariano de 2023, sob a coroa de Lúcio, sob o pontificado do Papa Lúcio, Pontífice Máximo. 


Dom Carlos Cardeal Montanna