Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Declaração Apostólica ''Magister Amoris et Remissionis'' | Pela qual se concede o Título de Doutor da Igreja ao Papa Pio I

DECLARAÇÃO APOSTÓLICA
''MAGISTER AMORIS ET REMISSIONIS''

DE SUA SANTIDADE,
O PAPA LÚCIO

COM A QUAL SE CONCEDE O TÍTULO DE DOUTOR DA IGREJA AO PAPA PIO I

Amados irmãos e irmãs, saúde, paz e bênção apostólica!

No curto, mas marcante período do pontificado de Pio I, nosso venerável antecessor, a Igreja vivenciou áureos tempos de amor, sinodalidade e de um catolicismo de fácil entendimento por meio de suas palavras e ações. Simplicidade na fé esta que nos tempos atuais quis o Colégio Apostólico resgatar e por em prática na vida em comunidade eclesial.

Embora tenha sido breve o tempo que esteve à frente da Barca de Pedro, quis Sua Santidade Pio I ser sal da terra e luz do mundo entre aqueles que o cercavam. Tais propósitos podem ser lidos e relidos por meio de alguns poucos escritos seus que se encontram na Biblioteca Apostólica Vaticana. Fato marcante, é que o venerável Pontífice sempre usou do diálogo, do amor, da compreensão e da ternura para lidar com todos os obstáculos inerentes ao Ministério Petrino no cotidiano do exercício de seu múnus. Tempos bons vivenciamos sob os cuidados de nosso amado Pastor, que visava não somente a unidade da Igreja, questionando muitas vezes a decisão conciliar sobre as excomunhões que nos dias atuais nos parecem ser um erro dos Padres Conciliares, mas atraindo todos por meio do seu perdão e da sua misericórdia, que o fazia em nome d'Aquele a quem sempre serviu com amor e simplicidade. Pude presenciar muitas vezes a temperança e amabilidade com que Pio I guiou a Igreja e orgulho-me em tê-lo ajudado e servido por diversas vezes.

Diante de todos estes fatos e dos poucos, mas ricos e preciosos escritos que sopram sobre a Igreja e o nosso coração, sobretudo neste período Sinodal em que revisamos questões conciliares que para o nosso tempo já não soam favoráveis, quis Deus em Sua infinita bondade e por meio de Seu Santo Espírito inspirar-nos a reconhecer a grandeza do pontificado de Pio I. Assim, munidos de nossa autoridade apostólica e guiados pelo Espírito Santo de Deus que renova todas as coisas PROCLAMAMOS E CONCEDEMOS O TÍTULO DE DOUTOR DA IGREJA AO PAPA PIO I que outrora governou a Santa Igreja de Roma em tempos áureos.

Seja esta nossa determinação inserida no Anuário Pontifício com os direitos e honras inerentes a tal concessão. Ainda aqui, ratificamos o desejo de uma visita formal à Cripta Vaticana onde veneraremos piedosamente os restos mortais de nosso amado pastor.

Rogo a intercessão de Todos os Santos sobre mim e sobre os Padres Sinodais, para que como Pio I possamos ter a sabedoria e o discernimento para tomar as decisões que edificarão a Igreja no futuro, seguindo sua essência cristã e misericordiosa.

Dado em Aparecida, por ocasião do II Sínodo dos Bispos, aos 05 dias do mês de Fevereiro do Ano Santo Mariano de 2023, primeiro do meu Pontificado.

+ Lvcivs Pp.
Pontifex Maximvs