DOM GABRIEL SOUZA CARDEAL GIOVANELLI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DI SABINA-POGGIO MIRTETO E SANCTA LÚCIA
PRAEFECTVS CONGREGATIO PRO CLERICIS
Romae, die 26 Ianuarii, 2023.
Ao Revmo. Padre Giovanni Lajolo,
minha saudação e benção a todo o Clero da Archidioecesis Sancti Pauli,
Salutem et Pacem sub benedictione virginis Marie!
A Santa Igreja, presente em missão pelo mundo, peregrina na história, tem na Santa Sé a responsabilidade por todas as Igrejas Particulares, cabendo ao Sumo Pontífice em união com o colégio apostólico o cuidado por todo o rebanho. Este Dicásterio juntamente ao Santo padre o Papa Lúcio I, tem como uma das principais atribuições a observância daqueles que se dedicam arduamente à vivência intensa da missão evangelizadora que Deus nos permite executar no orbe habbiano.
E em ti, diretíssimo filho, constamos esta entrega ao exercício do ministério sacerdotal consagrado instituído pelo próprio Senhor Jesus Cristo, sempre prezando pelas práticas de abdicação do carreirismo, da soberba, das riquezas materiais, prezando sempre em enriquecer-se apenas espiritualmente, fortalecendo seus laços e os de seus paroquianos com a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, você se distingue pela diligência canônica e o cuidado pastoral.
Por isso, aprouve ao Papa Lúcio I, incluir entre os seus capelães, ao Reverendíssimo Senhor, Giovanni Lajolo (GioLajolo), presbítero incardinado no clero da Arquidiocese de São Paulo, condecorado com o título de monsenhor. Deves receber o barrete, símbolo desta honraria, de minhas mãos, na Cidade de Roma, sob testemunho de todos os clérigos e do povo de Deus que se fizerem presentes na cerimônia pública, que ocorrerá dia 27 de Janeiro na Basílica Menor Nossa Senhora do Rosário.
Caro Filho, a concessão do título de monsenhor, é feita a partir do esforço empreendido pelo presbítero em seus trabalhos junto da Igreja Particular. Despeço-me, encomendando vossa vida e vosso serviço sacerdotal à intercessão de São Timóteo e São Tito, ambos colaboradores do Apóstolo dos Gentios. Que o Sr. consciente de que a fé é um imenso tesouro, temos de empregar os meios necessários para conservá-la em nós e nos outros, e para ensiná-la de maneira particularmente responsável àqueles que de um modo ou de outro temos a nosso cargo.