LVCIVS, EPISCOPVS
A todos que lerem esta bula, em especial aos irmãos frades,
saúde e bênçãos apostólicas por parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Caríssimos, a vida consagrada é o meio mais eficaz de se encontrar-se em seu íntimo para buscar a peregrinação no caminho da Salvação, buscando sempre aprimorar a suas ideologias através dos institutos religiosos presentes em nosso orbe.
A importância dos institutos e ordens religiosas, é considerável a partir do momento em que se encontra a propagação da Fé Cristã e é notável para os fiéis da Igreja, a presença da variedade de carismas entre si.
O fundamento de uma boa formação religiosa, deve-se ao fato do objetivo desse desenvolvimento, que deve permitir que os jovens conheçam-se a si mesmo e busque assimilar a sua futura identidade religiosa, buscando enfrentar as dificuldades e limites que essa vida pode oferecer. [3]
As dificuldades atuais não devem servir de desmotivação entre os religiosos, pois a sua força doutrinária e evangélica sãos os pilares fundamentais para aproximar os jovens de Deus. [1]
Desde do início da Igreja, a mesma buscou aprimorar e adaptar o seu magistério para a realidade virtual que exalta a grandiosa missão de seus sacerdotes nessa mesma realidade, buscando compreender a solicitude dos religiosos perante o mundo.
Assim, o clero busca olhar as suas necessidades pastorais e busca sempre atingir o ''estado de perfeição, com o objetivo de suprir essas necessidades e ilustrar o seu magistério a todo o povo de Deus, que anseia ansiosamente pela salvação, e tudo isso deve-se ao Espírito Santo que guia a Esposa de Cristo, a Santa Igreja. [2]
A humildade e a transparência de seu magistério, é a essencialidade do religioso que deve ser, além de tudo, humilde com todos independentemente de quem a espera.
''Bendito o homem que confia no Senhor'' (Cf. Jer. 17:7), é isso que o Pai misericordioso quer de nós, a confiança de sermos solícitos em nossos magistérios e buscando sempre aproveitar a versatilidade de nossas personalidades para formar, em um só pensamento, um apostolado de amor e evangelização.
Devido a maior solicitude da Igreja no Habblive Hotel, as ordens religiosas têm apresentado um papel fundamental de auxílio para cumprir com essa solicitude. Preenchendo a lacuna da ausência com os seus carismas diversos, e ideologias que se resumem a uma só, as mesmas buscam sempre se manter presentes no objetivo e missão a qual Deus nos confiou.
A presença universal da Ordem dos Frades Menores (OFM) em nossa realidade, tem sido cada vez mais notável perante aos olhos de todos. Graças a sua singela humildade, ensinado pelo patrono e fundador dessa ordem São Francisco de Assis, os nossos irmãos frades têm se mostrado prontificados perante a missão da Igreja, buscando sempre prosseguir com a obra de Cristo em levar cada vez mais almas para o Pai.
Por tanto, foi me apresentado o pedido de abertura dessa ordem para poder ser mais eficaz a obra missionária de Jesus Cristo sobre a Igreja, que busca enfatizar o Evangelho entre as nações e todos aqueles que precisam.
E tendo levado em consideração todos os fatores presentes e ausentes em nossa realidade e sobre essa ordem, a DECRETAMOS A ABERTURA E EREÇÃO CANÔNICA DA ORDEM DOS FRADES MENORES (OFM), pela qual passa a dispor de seus privilégios e disposições canônicas sobre a suas faculdades e obrigações.
Também, passa ser válido o seu estatuto que somente poderá ser contrariado pela própria ordem ou por mim, no qual momento eu o aprovo.
Exorto-vos a importância da humildade e busquem forças nas palavras e ensinamento de São Francisco de Assis, um santo que mesmo vivendo em uma época sombria de luxúria e soberba, ousou-se demonstrar a sua fé em Cristo através de seu carisma humilde, buscando devolver ao coração do homem, o lugar que é de Deus.
Sejam mensageiros de Cristo, vão e não tenham medo das mazelas mundanas, sejam instrumentos da santa da Paz de Deus.
Fortificados pelo Espírito Santo e pelos sublimes ensinamentos de Francisco de Assis, rogo a Nossa Senhora da Conceição que vos abençoem e vos protejam em suas caminhadas e seus atos sejam vivenciados pelo encorajamento da fé no Pai.
Dado e passado em Roma, junto a cátedra de São Pedro, no dia 03 do mês de Janeiro do Ano Mariano de 2023, primeiro do meu Pontificado.
+ Lvcivs Pp.
Pontifex Maximvs
Eu o subscrevi,
Dom Marcos Nunes di Montserrat
Prefeito da Congregação para as Ordens Religiosas
[1] Cf. Exortação Sinodal ''Vita Consacrata'', P. 3, João Paulo II, 1996;
[2] Cf. Constituição Apostólica ''Provida Mater Ecclesia, P.3, Pio XVII, 1947;
[3] Cf. Diretivas sobre a formaçao em institutos religiosos, P.6, Congregação para institutos de vida consagrada e sociedade de vida apostólica, 1983;