Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta Pastoral "Vita Vocationis" | Congregatio de Institutione Catholica


CARTA PASTORAL

VITA VOCATIONIS

"VIDA VOCACIONAL"

Pela qual se dirige a cada Diocese, Prelazia, Ordem, Paróquia e comunidade, em especial à todo Clero, resguardando a importância do cuidado para com as vocações e intimando a cada em particular, instigar com intensidade ao trabalho do Serviço de Animação Vocacional.

   A todos que a esta lerem, minha bênção apostólica. Desejo que a misericórdia do Pai, o amor do Filho e a constância do Espírito Santo estejam sempre convosco.
   
 Tendo assumido recentemente esta Prefeitura, eu, Dom Joseph Eugênio Ratzinger Ghislieri, quero relembrar e ressaltar que o Serviço de Animação Vocacional (SAV), deve ser trabalhado em toda e qualquer comunidade, por excelência por aqueles que já tenham discernido sua vocação e a exercem, como: casais; consagrados; religiosos; padres; e bispos; é dever da vida moral cristã e apostólica, pois o Evangelho requer continuidade, a vocação nunca é para si, seja a vocação universal a santidade ou a vocação específica, o chamado é para a doação, o esvaziamento de si mesmo, colocando a serviço da Igreja.
   Como e em comunidade, é dever sempre orientar uns aos outros a santidade, mas nunca parar por ali, pois o chamado individual de cada um deve ser explorado e tendo estimulado ao discernimento, também o apoio para dar prosseguimento na caminhada cristã em seu pleno exercício na graça e na constância do Espírito Santo, que edifica e capacita a cada um. E aqui quero repreender por primícias o clero (no qual me incluo), é dever de cada um de nós por primeiro, como Igreja, como pais e pastores, realizar este serviço de Animação Vocacional e ajudar os fiéis neste discernimento.
   Relembro as palavras de São Paulo Apóstolo, quando escreve a Efésios: "A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo." O reconhecimento e o trabalho da vocação específica nos guia a doação de nossos dons a comunidade, é ali que age o Espírito Santo edificando e unindo a comunidade, o corpo místico de Cristo que é a Igreja, caminhando juntos em justiça, fraternidade e santidade, na salvação das almas e rumo a Jerusalém Celeste.
   Façamos em nossas comunidades um verdadeiro Serviço de Animação Vocacional, no espírito ainda deste Ano Mariano, convocado pelo saudoso Papa Maximilliano, roguemos a Deus e peçamos a intercessão de Maria à Cristo, para que cada um de nós respondamos ao Senhor: "FIAT" (faça-se); correspondendo com confiança aos desígnios do Pai, fazendo à vontade d'Ele, como Cristo nos ensinou.


Datum Romae apud Congregationem pro Institutione Catholica, die V mensis Decembris, anno Domini MMXXII, sub corona Lvcivs, Pontificis Maximi.


Et hvmilis in Domino servus,

+ 𝓙𝓸𝓼𝓮𝓹𝓱 𝓡𝓪𝓽𝔃𝓲𝓷𝓰𝓮𝓻 𝓒𝓪𝓻𝓭. 𝓖𝓱𝓲𝓼𝓵𝓲𝓮𝓻𝓲 
Prefeito da Congregação para a Educação Católica