Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta de Renúncia | Dom Gabriel Cardeal Orleans e Bragança

 

DOM GABRIEL PEDRO DE ALCÂNTARA CARDEAL ORLEANS E BRAGANÇA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ
CARDEAL-BISPO DI ÓSTIA
DECANO DO SACRO COLÉGIO CARDINALÍCIO

Vaticano, 16 de Dezembro de 2022.
Gabinete do Decanato do Sacro Colégio Cardinalício.
Carta Dirigida a Sua Santidade, o Papa Lúcio e a todo o clero.

Se aproxima o tempo prescrito para a eleição do novo decanato, e para encerrar este ciclo que Deus proporcionou na minha vida, Venho por meio desta, não como um pedido de adeus, ou de saída conturbada, mas de Agradecimento pelas oportunidades que a vida e os Pontífices me concederam, Oportunidades refletidas ao longo destes 2 Meses e meio na qual estive a frente do Decanato do Sacro Colégio Cardinalício, houve momentos conturbados, mas ouve também momentos lindos e sublimes, na qual aprendi a ser um verdadeiro Cristão, amando os meus irmãos e reconhecendo que assim como eles, eu também tenho falhas e defeitos que muitas das vezes atrapalha os trabalhos.

Tendo em vista todos esses momentos, venho pedir ao Santo Padre que na sua bondade, aceite esta carta de renúncia, me conceda o título humilde de Decano Emérito, e me dê a permissão de continuar a usar meu brasão atual com a insígnia dos Cardeais Decanos. Peço que não aceite por causa de soberba ou grandeza, mas pela honra e o trabalho ministrado, sendo esse o mais importante de minha vida e meu aprendizado clerical.

Despeço-me de todos, confiando a Nossa Senhora cada um de vós, todos que me ajudaram de alguma forma, todos que com palavras me aconselharam e confiaram no meu trabalho desenvolvido, deixo aqui meu Muito Obrigado. Que Deus os recompense imensamente por tudo isso!

Em Cristo Jesus,