PONTIFICIA COMISSIO DISCIPLINARIS
CURIAE ROMANAE
INSTRUÇÃO
MISSIO ECCLESIAE IN REALITATE VIRTUALI
(Tema do retiro Espiritual da Cúria Romana)
PROÊMIO
A igreja digital é a construção, migração, evolução ou criação de igrejas que se baseiam exclusivamente no ambiente virtual sem que haja conexão com um ponto físico, real e de promoção intencional de relacionamento entre pessoas, principalmente entre pastor-membro do ponto de vista de cuidado, acompanhamento e discipulado nos moldes ensinados por Jesus (vida na vida), a igreja é igreja quando existe para as pessoas”.
CAPÍTULO I
ECCLESIA IN TEMPORE POST DIGITAL
1. A tecnologia e o mundo digital são parte importante no comportamento das pessoas hoje e não podem ficar de fora do nosso radar, tampouco do pensamento de missão das igrejas que estão dispostas a dialogar com a cultura pós-moderna. Parto do pressuposto de que, hoje, vivemos uma cultura tecnológica, na qual o mundo digital já não possui barreiras com a “vida real”.
2. As ações e os relacionamentos estão baseados nas redes sociais e nas ferramentas de conversação, e a extensão do corpo humano se dá a partir de um telefone, que amplifica o mundo e muda radicalmente as possibilidades de interação social, de contextualização cultural e da abordagem de uma ação de evangelismo. O tempo de cada indivíduo está cada vez mais curto, a atenção às mensagens ao longo de um dia parece cada vez mais efêmera, a autossuficiência e individualidade parecem ser uma barreira para a missão dos novos tempos.
CAPÍTULO II
NIHIL ONLINE ECCLESIA
3. Entendo que a igreja é a união de pessoas chamadas por Deus, as quais, pela ação do Espírito Santo, creem em Jesus Cristo como encarnação de Deus e como redentor. Esta é a definição de corpo, que podemos ver em:
Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo e deu Cristo à Igreja como o único Senhor de tudo. A Igreja é o corpo de Cristo; ela completa Cristo, o qual completa todas as coisas em todos os lugares. (Efésios 1, 22-23).
4. União, corpo, ajuntamento, relacionamento e comunidade. Guarde essas palavras. Já no dicionário on-line, a definição de igreja é: “comunidade composta por cristãos, que forma um corpo social organizado, instituído por Jesus Cristo”. Além disso, “na igreja está sempre presente o Ressuscitado e Seu Espírito.
CAPÍTULO III
EVANGELISTIC FERVOR
5. “Você já percebeu que toda igreja ‘relevante’ precisa ser ‘jovial’? A linguagem, as cores, as gírias, a arquitetura do templo… tudo remete ao jovem. Mas seria isso uma real valorização do jovem ou uma espécie de ‘marketing da juventude’?“
6. Os jovens encontram-se cercados por várias filosofias. Essas anunciam, por vários modos, a independência do indivíduo, autorreferencial, centrado sobre si mesmo, como uma espécie de semideus intocável. Porém, sabemos que nos emaranhados da vida, tão complexa em suas dimensões, nenhum ser humano por si só pode realizar a façanha de passar por este mundo sem ser atingido por algum tipo de sofrimento, sobretudo os jovens que se encontram no processo de maturação da própria identidade. Infelizmente, são muitos os que se perdem nas tantas ideologias vazias de sentido. Entram desavisados em caminhos escuros que levam à morte, como a internet, as drogas, o álcool.
7. Diante da realidade da vida, como Igreja, como juventude, somos chamados a dar ouvidos àquele “hoje” outrora anunciado aos pastores. Não é um hoje que se encontra no passado, mas no presente. É o “hoje” que ecoa na história da humanidade e, portanto, ecoa na nossa própria história. Deus, em Jesus Cristo, se fez história na história da gente. É Deus mesmo que vem ao nosso encontro e se faz próximo.
CONCLUSÃO
Deste modo, o jovem não é somente o futuro, mas também o hoje da Igreja. Um jovem, que se deixa tocar pela vida sempre nova de Cristo, é capaz de gerar vida em diversas situações e lugares. Sendo jovem com a sua vitalidade, alegria e criatividade, em meio a outros jovens, você pode, sim, ser luz que leva a Luz de Cristo aos corações. Por isso, somos chamados, como Igreja, a ajudar os jovens a também serem Igreja hoje, não pelas práticas piedosas do passado, não somente pelos grupos de jovens. Todavia, ajudar os jovens a descobrir, no encontro com Jesus Cristo, a potencialidade de suas vidas. Vidas que, inseridas na comunhão da Trindade, podem realizar a transformação de toda e qualquer realidade. A juventude é capaz de, em Cristo, fazer da própria vida uma doação de amor.
Apostar na juventude, como Igreja hoje, é apostar em uma sociedade e em uma Igreja feitas de pessoas maduras, porque viveram e vivem as experiências da vida como meio de comunhão com Deus Pai, por meio do Cristo que se revela no rosto de cada irmão. O quanto a nossa relidade virtual pode influênciar nestes aspectos de evangelização? Como o orbi habbleveano pode contribuir para um avanço religioso em tempos de cegueira virtual?
In Christus,
Datum et actum Romae apud Praetorium Department Congregationis pro Institutione Catholica, die XXI mensis Novembris, anno MMXXII, in memoriale liturgicum Praesentationis Beatae Mariae Virginis, sub Pontificatu Lvcivs PP.
+ Gabriel Souza Card. Giovanelli
Praefectus Pontificiae Commissionis Disciplinaris Curiae Romanae