LVCIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
BREVE APOSTÓLICO
''PETRUS ENI''
DO SUMO PONTÍFICE
LVCIVS
DA REVERÊNCIA AO SUMO PONTÍFICE
A Igreja desde a sua fundação por Cristo por meio de Pedro sempre exerceu especial destaque entre a história e sobretudo o mundo. O Papado, muito reconhecido e apreciado como umas das instituições de governo mais antigas do mundo também recebeu seus méritos ao longo da história. Nesse sentido, visando resgatar belos e antiquíssimos costumes da Igreja que voltam ao seu pleno vigor atualmente, ORDENAMOS que:
- Fora das Celebrações Litúrgicas: Ao Papa se pede a bênção de joelhos e se oscula o Anel do Pescador, nunca de pé. O ato de permanecer em pé, por algumas exceções de saúde, é desrespeitoso para com o Sumo Pontífice. Se estiver no mesmo local que o Sumo Pontífice, em ocasiões mais formais deve-se se levantar quando este se levanta, e se sentar quando ele se senta.
- Dentro das Celebrações Litúrgicas: Só se reveste do solidéu e da mitra depois que o Sumo Pontífice o fizer. O fato de ignorar pequenas regras hierárquicas de convívio social e eclesial é configurado desrespeitoso para com o Sumo Pontífice. Ao passar pelo Papa, esteja ele sentado na cátedra ou em pé, se faz reverência e/ou vênia.
Sem mais, rogo a intercessão de São Pedro, para que interceda por nós e pelo Ministério Petrino, afim de que seja um instrumento de servidão à Igreja e ao povo de Deus.
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 19 dias do mês de Novembro do Ano Mariano de 2022, primeiro do meu Pontificado.
+ Lvcivs Pp.
Pontifex Maximvs