Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Instrução "De Officiis Formativis" | Congregatio de Institutione Catholica

DOM GABRIEL SOUZA CARDEAL GIOVANELLI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA 
PRAEFECTO CONGREGATIONIS PRO CATHOLICIS EDUCATIONIS

INSTRUÇÃO 
DE OFFICIIS FORMATIVIS
(Sobre a nova modalidade formativa)
Readequação do Pontifício Seminário Romano

A todos a quem chegar este DECRETO, as mais copiosas bênçãos de Deus!

    𝕬 Congregação para a Educação Católica, em conferência com o Bispo de Roma no dia 19 de Outubro de 2022, tive a oportunidade de refletir sobre a situação atual da formação Diaconal e Sacerdotal nos Seminários da Santa Igreja Católica no Habblive Hotel. Em primeiro lugar, queremos expressar nossa gratidão, porque o Senhor continua a abençoar nossa missão com vocações verdadeiras. Agradecemos a Deus pelos frutos dos apóstolos. Deus chama para escolhas definitivas, Ele tem um projeto para cada um: descobrí-lo, responder à própria vocação é caminhar para a realização feliz de si mesmo.

    Com isso, volvendo nossos olhares a Diocese de Roma, Cidade Eterna, sede da Santa Igreja, constatamos a necessidade de uma casa de formação para esta. Feito pedido por Vossa Santidade, o Papa Lúcio de abrir as portas do caminho formativo para esta, começamos a enxergar as possibilidades de uma ação concreta e efetiva de contribuirmos neste âmbito.

  Neste momento então vemos a disponibilidade e atributos do já renomado Pontifício Seminário Romano, a proporcionar a formação clerical por meio de seu carisma ligado diretamente ao movimento Neo-Catecumenal em nossa Igreja, que nos remonta a espiritualidade das primeiras comunidades evangelizadoras ao início do Cristianismo. Recordamos que este Seminário será TERRITORIAL, atendendo sempre as necessidades da Igreja em suas particularidades.

    Por assim analisando a necessária presença formativa ao território romano e as efetivas condições do supracitado Seminário, esta Congregação a partir destas letras DECRETA a reabertura canônica imediata do Pontifício Seminário Romano como casa de formação referencial a Diocese de Roma, com todos os ofícios e honras para formar Diáconos e Padres.

       No mais, expresso minha gratidão ao Papa a me confiar novamente esta Prefeitura sendo esta minha 3ª passagem frente a este dicastério no qual muito me identifiquei.

    𝕻or fim, para dar prosseguimento ao projeto do Pontifício Seminário Romano em Roma, solicitamos o que se segue: 

I. Que a Diocese promova até dois clérigos para que assumam a função de: Reitor, Formador e Diretor Espiritual.
II. Que a Diocese promova um clérigo como Promotor Vocacional, este por sua vez, será responsável pelos Seminaristas da Diocese no Pontifício Seminário Romano.
III. Seja passado ao Prefeito da Educação Católica, todas as informações dos Seminaristas que chegaram e dos que estarão saindo conforme consta no regimento desta.
IV. Para melhor organização desta Prefeitura, todas as Ordenações sem exceção de A ou B serão organizadas pelo Prefeito deste Dicastério.
V. No caso da Arquidiocese de São Paulo, no Brasil, será obrigatório a presença de no mínimo 2 promotores vocacionais que engajem a promoção vocacional na Arquidiocese, e que, aqueles que forem acolhidos sejam enviados à Roma para serem formados.

In Christus,

Datum et actum Romae apud Praetorium Department Congregationis pro Institutione Catholica, die XX mensis Octobris, anno MMXXII, in memoria liturgica Sancti Petri de Alcantra, Patroni Brasiliae, sub Pontificatu Lvcivs PP.

+ Gabriel Souza Card. Giovanelli
Prefeito da Congregatio de Institutione Catholica